Electra EL9 tem mais de duas mil encomendas. A aeronave híbrida-elétrica EL9 Ultra Short, desenvolvida pela americana Electra Aero, uma das maiores do setor de mobilidade aérea avançada, atingiu a marca de 2.200 pré-encomendas, acumulando uma carteira de pedidos de quase US$ 9 bilhões.
Movido por oito motores de propulsão híbrida-elétrica, o Electra Ultra Short utiliza o conceito blown-lift (maior sustentação ao forçar o ar dos motores para a parte superior das asas e flaps), o que lhe confere a capacidade pousar e decolar em distâncias de apenas 150 pés (46 metros).
O EL9 pode transportar até nove passageiros ou até 3.000 libras de carga útil, com um alcance de até 1.100 milhas náuticas. A recarga das bateria em voo elimina a necessidade de infraestrutura de carregamento em solo.
Isto permite que os operadores voem para locais sem infraestrutura aeroportuária e aeroportos com restrições rígidas de ruídos, criando novas oportunidades e modelos de negócios para serviços de cargas e passageiros. Para operadores militares, o Electra Ultra Short fornece novas capacidades de baixo custo para operações de suporte logístico em pistas não preparadas com total segurança.
“Criamos um avião de asa fixa que oferece o acesso de um helicóptero com 100 vezes menos ruído, 70% menos custo, segurança aprimorada e emissões drasticamente reduzidas”, disse disse Marc Allen, CEO da Electra. “Nossos clientes veem a aeronave EL9 como uma verdadeira virada de jogo e estão usando suas capacidades de decolagem ultracurta para abrir a porta para novas rotas em áreas com restrições de espaço e ruído. Juntos, estamos permitindo um salto fundamental em mobilidade aérea avançada”, afirmou.
O conjunto de tecnologia Ultra Short da Electra integra aerodinâmica de sustentação blown-lift com propulsão híbrida-elétrica para criar uma aeronave com capacidades que seriam impossíveis há uma década. Ele fornece maior acesso, baixo ruído, acessibilidade e sustentabilidade em uma solução que opera com a infraestrutura existente.
A capacidade de operar em espaços compactos e superfícies não preparadas, incluindo campos de grama, estacionamentos e heliportos reaproveitados, o EL9 abre novas rotas e oportunidades econômicas, tornando a mobilidade aérea regional para passageiros e cargas mais acessível do que nunca.
Os clientes mais recentes da Electra incluem: Akansel (Turquia) e Dieng & Co Engineering (Senegal) em parceria com Flow Aero (EUA/Turquia), Caverton Helicopters (Nigéria), Copenhagen Helicopter e Copenhagen Air Taxi (Dinamarca), 5 Star Helicopter Tours (EUA), Global Vectra Helicorp (Índia) e Helicidade Heilporto (Brasil). Eles se juntam aos clientes existentes: a Bristow Group (principal fornecedor global de soluções de voo vertical para organizações governamentais e civis, e o parceiro de lançamento operacional da Electra); além das operadoras sob demanda da Índia JetSetGo e Blade India; a brasileira Flapper; a alemã flyv; a finlandesa LYGG e as americanas JSX e Surf Air.
Fonte: Electra Aero
@FFO