

Elbit Systems promove seus sistemas de defesa marítima incluindo o Embraer C-390 MPA. A Elbit Systems divulgou ontem (13/01), um vídeo promovendo seus Sistemas de Defesa para o domínio naval. O material publicitário chamou a atenção pela participação da versão de patrulha marítima do Embraer C-390 Millennium.
No vídeo, o C-390 MPA (Maritime Patrol Aircraft) aparece totalmente integrado com outras plataformas. Equipado com um pod eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), a aeronave da Embraer realiza tarefas ISR (Intelligence Surveillance and Reconnaissance) e designação de alvos, transmitindo as informações em tempo real para os demais componentes da rede.
Durante a FIDAE 2024, a Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram o início de estudos colaborativos para identificação de potenciais adaptações de plataformas para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) a serem utilizadas nas aeronaves da FAB, incluindo os KC-390 Millennium. Na LAAD Defence & Security 2025, a Força Aérea Portuguesa (FAP) se juntou ao projeto.
Previstos para serem concluídos até o final deste ano de 2026, os estudos apontam para a viabilidade de uma futura versão do Embraer C-390 Millennium destinada para operações especiais, com foco na Patrulha Marítima, tal como observado no material promocional da Elbit Systems.
O grupo israelense Elbit Systems mantém uma parceria de longa data com a Embraer e FAB. Entre os programas conjuntos, a empresa fornece para a Embraer os seus sistemas de autoproteção contra mísseis DIRCM (Directional Infrared Countermeasures) para equipar os C-390 Millennium. Da mesma forma, a AEL Sistemas, sediada em Porto Alegre–RS, é uma empresa do grupo Elbit Systems e da Embraer, que fornece equipamentos eletrônicos de alta tecnologia e logística especializada para a frota de caças F-5M e F-39E da FAB, entre outros projetos conjuntos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO