Elbit Systems lança o STUAS Skylark 3 Hybrid na Singapore Airshow 2022. A Elbit Systems apresentou o Skylark 3 Hybrid durante o Singapore Airshow 2022. Trata-se de um Sistema Aéreo Não Tripulado de Pequeno Porte (STUAS – Small Tactical Unmanned Aerial Systems) equipado com um motor elétrico e um motor de combustão interna.
De acordo com a fabricante israelense, o novo STUAS Skylark 3 Hybrid terá um alcance triplicado, com uma autonomia de até 18 horas de operação, sem a alteração das suas dimensões ou peso, o que amplia significativamente a eficiência e economia das missões.
Para alcançar maiores velocidades, durante o seu deslocamento para Áreas de Interesse (AOI), o Skylark 3 Hybrid utiliza o motor à combustão. Quando sobrevoando as AOI, o novo STUAS híbrido da Elbit Systems utilizará o motor elétrico, garantindo grande capacidade de permanência em missão. Além disso, essa arquitetura de dois motores do novo Skylark permite que um faça backup do outro, proporcionando maior confiabilidade e segurança.
O Skylark 3 Hybrid foi desenvolvido a partir da família Skylark de STUAS, que foram encomendados por operadores de 27 países. O Skylark 3 Hybrid tem envergadura de 4,7 metros, peso máximo de decolagem de 50 kg, teto de serviço de 12.000 pés e alcance de 120 km. Possui dupla capacidade de carga útil com interface “plug and play” para uma rápida substituição de sensores em campo.
O Skylark 3 Hybrid é capaz de integrar uma variedade de cargas úteis, incluindo sistemas eletro-ópticos de alta resolução, ELINT, COMINT, designadores a laser, entre outros. É implantado e operado por dois operadores, lançado por meio de um sistema pneumático e pode ser montado em um veículo ou embarcação. Dois Skylark 3 Hybrid STUAS podem ser atribuídos à mesma missão gerenciada simultaneamente por uma Estação de Controle de Solo compartilhada.
Fonte: Elbit Systems
@FFO