A Elbit Systems anunciou nesta segunda-feira (14/12) que assinou contrato com a indústria romena Avioane Craiova S.A., para iniciar a primeira fase do programa de modernização das aeronave de treinamento avançado IAR-99 Standard da Forțele Aeriene Române, ou Força Aérea Romena (RoAF – Romanian Air Force).
O contrato, no valor de US$ 27 milhões, será realizado ao longo de um período de quatro anos, com a Elbit Systems também fornecendo serviços de suporte logístico integrado. A empresa israelense irá equipar a frota de IAR-99 Standard com modernos aviônicos e um sistema virtual integrado para treinamentos on-line, juntamente com suporte aproximado. A Elbit afirmou que esta atualização foi desenvolvida para permitir que os pilotos de RoAF façam uma transição eficaz para aeronaves de caça avançadas, como o F-16 Fighting Falcon.
“Estamos honrados com a escolha do nosso suporte pela Força Aérea da Romênia. Este programa de modernização seguirá um pacote incluindo tecnologias fornecidas pela Elbit Systems em colaboração com empresas romenas, objetivando atualizações para várias aeronaves de asas fixas, bem como o fornecimento de recursos tecnológicos avançados para aeronaves de asas rotativas”, disse , Yoram Shmuely, Gerente Geral da Elbit Systems Aerospace.
Em substituição à obsoleta frota de aeronaves Aero L-29 Delfin e L-39ZA Albatros, desativadas entre 2005 e 2007, a indústria romena Avioane Craiova desenvolveu e produziu localmente o monomotor biplace IAR-99 Standard, que desde 1989 compõem a frota de treinamento avançado da força aérea romena.
Atualmente a RoAF possui uma frota de 10 aeronaves IAR-99 “Standard”, operadas pelo Esquadrão 2 de Instrução Avançada AII-A (S.A.p.F.A.), da Unidade de Aplicação da Força Aérea ‘Aurel Vlaicu’, sediada na Base Aérea de Boboc (LRBO), além de 11 IAR-99C Şoim modernizados, que estão no Esquadrão de Treinamento Avançado 951 (Esc.951 Av.Ins), da Base Aérea 95, de Bacau (LRBC).
@FFO