Elbit Systems irá equipar Boeing 737 colombianos com sistemas de EW. A Elbit Systems emitiu um comunicado em 18 de abril, informando que firmou um contrato de US$ 100 milhões com um “cliente internacional”, com objetivo de converter aeronaves comerciais em vetores de inteligência e Guerra Eletrônica (EW). Não foi revelado o cliente, mas a mídia especializada relata que seria a Força Aérea Colombiana (FAC).
O comunicado da Elbit Systems indica que as aeronaves receberão equipamentos da Intelligence Mission Suite, Guerra Eletrônica, sensores de Inteligência de Sinais (SIGINT), Electro-Optics VISINT e um sistema Immune Satellite Navigation Systems (ISNS).
“Com esses sistemas, será possível “lançar ataques eletrônicos direcionados para interromper e bloquear uma ampla variedade de ameaças de comunicação e radar e permitir o controle total do espectro do operador SIGINT da aeronave”, informou a Elbit em comunicado.
De acordo com as informações não oficiais, as aeronaves envolvidas na conversão seriam os dois Boeing 737NG da FAC, matrículas 1219 e 1220, recebidas em julho de 2022. Além dos sistemas acima mencionados, estariam envolvidos equipamentos de autorproteção e contramedidas eletrônicas, para evitar ataques de de mísseis ar-ar e terra-ar.
O Diretor Geral da Elbit Systems, Oren Sabag, afirmou: “Este contrato destaca nosso amplo portfólio como líder de mercado em capacidades ISTAR e EW e nossa capacidade de fornecer soluções integradas adaptadas às necessidades do cliente. Esta solução ISR e EW aerotransportada é relevante para as necessidades atuais de defesa e foi projetada para ser “à prova de futuro” e adaptável aos requisitos operacionais em rápida evolução de nossos clientes.”
@FFO