Elbit Systems fornecerá suporte para o DIRCM dos MRTTs da OTAN. A Elbit Systems recebeu um contrato da Agência de Apoio e Compras da OTAN, a Support and Procurement Agency (NSPA) para fornecer suporte em serviço para a frota de transporte e reabastecedores Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport).
Como parte do contrato de cinco anos, a empresa sediada em Israel apoiará seus sistemas Direct Infrared Counter Measures (DIRCM) instalados na aeronave A330-200 MRTT, operadas pela Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet (MMF), com sede em Eindhoven, Holanda, que compreende um consórcio de operadores: Holanda, Alemanha, República Tcheca, Luxemburgo e Noruega.
O contrato também exige que a Elbit Systems estabeleça um novo centro de serviço para fornecer a logística associada e serviços de suporte para o sistema DIRCM, projetado para proteger a aeronave de mísseis terra-ar de busca de calor. O novo centro estará localizado na sede da NSPA em Luxemburgo. Ele está sendo estabelecido como parte de um esforço cooperativo entre a agência e o fabricante. Após construído, o novo centro será administrado sob a supervisão da MMF. Espera-se minimizar os tempos gerais de manutenção e, simultaneamente, aumentar a disponibilidade desse sistema antimíssil.
A NSPA também será responsável por fornecer amplo suporte, incluindo peças sobressalentes e serviços de manutenção, para os sistemas DIRCM equipados nas aeronaves-tanque. Com avanços graduais em expertise e serviços, o novo centro pode expandir seu escopo de trabalho, fornecendo suporte aos sistemas DIRCM a bordo de outras aeronaves militares disponíveis no inventário das nações da OTAN.
De propriedade da OTAN e administrado pela NSPA, o programa MRTT inclui a participação de seis nações, incluindo Luxemburgo, República Tcheca, Bélgica, Noruega, Alemanha e Holanda. Até agora, a empresa entregou, integrou e certificou sete sistemas DIRCM para a frota de A330 MRTT da OTAN.
@CAS