A NHIndustries e suas empresas parceiras (Airbus Helicopters, Leonardo e Fokker) entregaram hoje (14/OUT), o primeiro helicóptero NH90 TTH para o Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola).
O HD.29-16/803-16 (c/n 1425), é o primeiro de 12 NH90 TTH encomendados para o Ejército del Aire, destinados a substituir os AS332 Super Puma, do 803 Escuadrón, da Ala 48, baseada em Cuatro Vientos (LEVS), região de Madri, para missões de SAR (Busca e Resgate) e CSAR (Busca e Resgate em Combate).
O Governo Espanhol encomendou 45 NH90 TTH para as três Forças Armadas, sendo que a Aviação do Ejército de Tierra já recebeu 13 aeronaves, que operam no Batallón de Helicópteros de Maniobra III (BHELMA-III), em Logroño (LELO), Agoncillo.
Segundo o General do Ejército del Aire, Javier Salto, o NH90 oferece a capacidade de realizar uma ampla gama de missões que vão desde o transporte tático de tropas, apoio logístico em missões de paz, além de operações de busca e resgate em cenários hostis.
O Chefe do programa NH90 TTH da Airbus Helicopters e Presidente da NHIndustries, Nathalie Tarnaud-Laude, destaca principalmente a capacidade do NH90 de operar em condições de altitude e alta temperatura.
A variante espanhola do NH90 TTH está equipado com motores General Electric CT7 8F5, modernos sistemas de comunicação e de guerra eletrônica. A empresa Indra fornecerá sistemas de treinamento e simuladores, equipamentos de manutenção (SAMe – Automatic Maintenance Equipment) e sistema automático de planejamento de missão (AMPS – Automatic Mission Planning System). A Airbus Helicopters da Espanha é responsável pela produção das fuselagens, o desenvolvimento e a integração dos softwares embarcados.
@FFO