O Consórcio Eurofighter anunciou hoje – 20 de outubro, que está em negociações com o Governo Espanhol que quer um lote de 20 caças Typhoon, visando substituir 20 EF-18 Hornet do Ejército del Aire (Força Aérea Espanhola) no chamado de Projeto Halcón.
Para substituir esses Hornets mais antigos, a Eurofighter está oferecendo 20 novos Typhoons no “padrão mais recente”, incluindo aí, o radar AESA Captor-E Mk 1 de varredura eletrônica ativa.
A Força Aérea Espanhola já recebeu todos os 73 Typhoons de seu pedido inicial, que compreendia 59 monopostos (EF2000) e 14 biplaces (EF2000T). Três deles foram perdidos em acidentes, mas os 70 restantes ainda estão operacionais em duas Alas que juntas tem cinco esquadrões, ao lado dos caças multifuncionais EF-18 Hornet, hoje operacionais em três alas e seis esquadrões.
Os 20 Hornets que o Ejército del Aire está procurando substituir são os mais antigos da frota. Eles são originário de um lote de 24 aeronaves F/A-18A da US Navy e US Marine Corps que foram repassados entre 1995 e 2000. Embora tenham sido modernizados para o padrão F/A-18A+, o que essencialmente os elevou a um padrão F/A-18C/D da USN, as fuselagens são antigas e agora precisam ser substituídas por uma questão de prioridade. A maioria destes EF-18A+ estão na Ala 46, no Esquadrão 462 – sediado na Base Aérea da Gran Canaria (GCLP), no arquivólogo das Ilhas Canárias.
A empresa afirma que apresentou sua oferta ao governo espanhol e agora está em negociações para “amadurecer a proposta”. Ela espera assinar um contrato para os 20 novos Typhoons em 2021.
@CAS