Ejército del Aire espanhol recebeu o terceiro helicóptero NH90. Em 28 de maio, o Ejército del Aire de Espanha (EdA) recebeu o terceiro helicóptero Airbus NH90-TTH. A aeronave, matrícula HD.29-18/803-18 (c/n 1444), chegou na Ala 48, Base Aérea de Cuatro Vientos, Madri, escoltado pelos outros dois helicópteros operacionais do Esquadrão 803 “Lobos”.
Em 19 de março, a nova aeronave espanhola decolou da fábrica da Airbus Helicopters, em Marignane, França, com destino à unidade da empresa em Albacete, Espanha, utilizando o registro civil francês F-ZWDY. Nas instalações da Airbus Espanha, a Direcção-Geral de Armamento e Materiais (DGAM) procedeu com o processo de certificação, aceitação e nacionalização da aeronave.
No amanhecer de 28 de maio, os dois NH90 operacionais no Esquadrão 803, HD.29-16 e HD.29-17, levaram a tripulação para Albacete, para assumir o novo NH90 do Esquadrão 803 “Lobos”. Voando em formação, os três NH90 chegaram no “covil dos Lobos” para a cerimônia de recebimento do novo helicóptero.
Com a chegada do terceiro NH90, o Esquadrão 803 continua o seu plano de modernização da frota, aumentando as capacidades de Busca e Resgate (SAR), Regate em Combate (C-SAR), Evacuação Aeromédica (MEDEVAC) e Operações Aéreas Especiais (SAO).
O EdA recebeu o primeiro NH90 em 14 de outubro do ano passado, com o segundo exemplar sendo recebido na Ala 48 em 03 de dezembro. Mais três NH90 deverão ser entregues pela Airbus até o final deste ano, somando sete helicópteros operacionais, de uma encomenda total de 12 aeronaves.
A variante espanhola do NH90 possui motores General Electric CT7-8F5 de última geração, com maior potência, sistema de comunicações criptografado e um sofisticado sistema de guerra eletrônica, desenvolvido pela empresa espanhola Indra.
@FFO