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Ejército del Aire espanhol recebe os primeiros MQ-9 Predator B (NR.05)

25 de fevereiro de 2021
Militares do Ejército del Aire em frente ao MQ-9, EdA 233-03 em Talavera La Real (Foto: EdA).

O Esquadrão 23 do Ejército del Aire de Espana (EdA) recebeu oficialmente em 17 de fevereiro, o seu primeiro veículo aéreo não tripulado (UAV) General Atomics MQ-9 Predator B (NR.05).

A cerimônia ocorreu na 23ª Ala, em Talavera La Real, Badajoz, e marcou a transferência por parte da Direção Geral de Armamento e Material (DGAM), órgão responsável pela compra do material de defesa e a realização dos testes antes da liberação para a entrada em serviço operacional.

O EdA vai operar quatro UAV NR.05 (código militar espanhol para o MQ-9) – matrículas NR.05-01/233-01 à NR.05-04/233-04 – que chegaram ao país em dois lotes, o primeiro em dezembro de 2019 (duas aeronaves), e os demais em novembro de 2020. O contrato também inclui três estações de controle de solo (GCS) e equipamentos associados para as missões. Os drones serão operados pelo Esquadrão 233, sediado na 23ª Ala de Talavera la Real. Também serão operados a partir do aeródromo de Lanzarote, Ilhas Canárias.

A transferência do sistema para o Ejército del Aire foi formalizada com um ato simples, por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus. Participaram do evento o Coronel Jesús Rodríguez de Castro, Chefe da Ala 23, rigadeiro General León-Antonio Machés Michavila, Chefe dos Sistemas Aéreos de Asa Fixa da Subdiretoria Geral de Programas da DGAM, e do Brigadeiro General Antonio Javier Guerrero Mochón, Chefe da Divisão de Planos do Estado-Maior General do Ejército del Aire.

Imagens da cerimônia de recebimento dos NR.05 pelo Esquadrão 233 (Foto: EdA).

O Esquadrão 233 já possui um quadro de tripulantes (pilotos e operadores) e técnicos de manutenção do MQ-9/NR.05. O processo de formação dos tripulações está ocorrendo continuamente, com objetivo de garantir uma equipe de 80 a 90 militares aptos à operar os UAV.

O Predator B é produzido pela General Atomics e amplamente utilizado pela USAF, RAF e Força Aéreas da Itália, Holanda ou França, entre outras. O MQ-9 é maior, mais pesado e com melhor performance do que o seu antecessor, o General Atomics MQ-1 Predator. O MQ-9 foi o primeiro UAV de combate projetado para missões HALE (High Altitude, Long Endurance – Alta Altitude e Grande Autonomia).

A entrada em serviço do NR.05, representa um aumento notável na capacidade de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) para o Ejército del Aire. O MQ-9 pode operar em voos de até 25 horas em missões ISR, usando sensores IR e radar que localiza e segue os alvos fixos ou móveis em qualquer condição climática, diurna e noturna.

@FFO

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