Ejército del Aire Espanhol realiza inspeções robóticas em suas aeronaves. A Unidade de Manutenção do Ejército del Aire da Espanha (EdA), em Albacete (MAESAL – Maestranza Aérea de Albacete), realizou as primeiras inspeções automatizadas de aeronaves, utilizando o novo sistema robótico de verificação não destrutivos de raio-X e termografia.
O novo robô é um elemento inovador na manutenção de aeronaves. Um rigoroso processo de desenho e otimização realizado inteiramente na Espanha, através da cooperação entre a empresa Tecnatom e a Força Aérea, com a colaboração da Airbus, permitiu o desenho e implementação desta nova capacidade nas instalações da MAESAL.
O uso da tecnologia digital em comparação aos filmes convencionais, permite 200 radiografias por hora, exibindo instantaneamente o resultado nas telas da sala de controle e reduzindo o custo de testes não destrutivos em aeronaves e seus componentes. Também aumenta a segurança para os técnicos de manutenção, e reduz os riscos ambientais.
Este novo robô se junta ao seu antecessor na inspeção ultrassônica, que já realizou múltiplas inspeções em componentes de aeronaves da Força Aérea para detectar problemas como corrosão, rachaduras por fadiga e umidade interna.
Ambos os sistemas de inspeção robótica otimizam os processos de projeto sob rígido controle de qualidade, permitindo-lhes adaptar suas capacidades à exigente manutenção de aeronaves militares, tudo por meio de um desenvolvimento cooperativo nacional. Da mesma forma, permitem que esta iniciativa seja concebida como uma aplicação polivalente, adaptável às várias frotas em serviço no EdA.
Até o comissionamento desse sistema, os inspetores de teste tinham que subir até o leme da cauda da aeronave, colocar o filme de raios X no revestimento e no gerador de radiação, e realizar a radiografia manualmente em cada setor do drift, desenvolver o filme verificando sua qualidade e, por último, determinar a existência de danos estruturais ou defeitos reportáveis. E se os resultados não fossem adequados, o teste tinha que ser repetido. Com a nova capacidade, espera-se economia a cada inspeção da ordem de dias úteis.
A próxima fase centra-se na utilização da Inteligência Artificial para auxiliar o inspetor no diagnóstico das áreas mais complexas, fundindo as indicações em forma de imagens obtidas por diferentes técnicas.
A iniciativa faz parte da área de sustentabilidade 4.0 do projeto Smart Sustainable Connected Air Base (BACSI).
Fonte: Ejército del Aire