O Comando de Aviación de Ejército Argentino (CAE) abriu licitação internacional para aquisição de peças de reposição para os seus helicópteros Eurocopter AS332B Super Puma.
O Edital Internacional 0152/2020, contém especificações técnicas dos materiais indicados pelo Batallón de Abastecimiento y Mantenimiento de Aeronaves 601 (B Ab Mant Ae 601). Serão aproximadamente 150 itens, ao valor aproximado de US$208 mil. Entre o material indicado pelos técnicos, estão peças para manutenção de sistemas elétrico, hidráulico, pneumático e de combustível, além de aviônicos, entre outros.
Segundo informações não oficiais, apenas um AS332B do Ejército estaria operacional, e a compra deste material seria imprescindível para mantê-lo voando. Cabe ressaltar que constam na frota outros dois Super Pumas, que estariam fora de serviço, aguardando manutenção pesada há muitos anos.
Em 1986 o EA recebeu três Eurocopter AS332B Super Puma (AE-525/70, AE-526/72 e AE-527/88). Estes seriam os primeiro de um lote de 24 aeronaves, que nunca chegaram ao país, e conforme levantamento realizado, apenas o AE-526 esta operando.
O CAE tem experimentado intensa atividade nos últimos meses, com o aumento do número de voos por conta da pandemia Covid-19 (monitoração do confinamento obrigatório), na atuação de combate aos incêndios florestais nas províncias de Santa Fé e Entre Rios, além das missões operacionais em diversos pontos do país. Estas atividades impactaram no numero de horas de voo das aeronaves e o consequente aumento da necessidade de manutenção para garantir a operabilidade.
@FFO