O chefe do Estado-Maior do Exército Argentino, Brigadeiro-general Agustín Humberto Cejas, comentou em sua conta no Twitter que através do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF), há um programa de substituição dos helicópteros Bell UH-1H Huey e UH-1H Huey II, em serviço na Aviação do Exército ha mais de meio século.
No projeto de lei do orçamento para 2021, existem duas operações de crédito público que contemplam endividamento de valores de 24 milhões de dólares e 36 milhões de dólares para aquisição de dez helicópteros médios e de resgate, respetivamente, a amortizar em prazo mínimo de três anos. A esse respeito, Cejas afirmou “Temos um portfólio que inclui a recuperação, modernização e incorporação para atender às necessidades da Argentina.”
Por mais de 45 dias, os helicópteros Bell UH-1H do Batallón de Helicópteros de Asalto 601 (B Helic Asal 601), têm apoiado as tarefas de combate a incêndios na província de Santa Fé. As aeronaves realizam o transporte das brigadas, voos de reconhecimento em busca de novos focos e combate direto ao incêndio com o uso heli-balde com capacidade de 1.500 litros.
@FFO