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Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM

17 de abril de 2024

(U.S. Air Force photo by David Shelikoff)

Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM. Foto: USAF/David Shelikoff.
Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM. Foto: USAF/David Shelikoff.

Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM. A 96th Test Wing e a 53rd Wing, ambas sediadas na Eglin AFB — Florida, deram as boas-vindas aos três primeiros F-16C Fighting Falcons prontos para participar do programa Viper Experimentation and Next-gen Operations Model — Autonomy Flying Testbed (VENAM-AFT).

VENOM-AFT foi projetado e financiado para acelerar testes de software de autonomia em aeronaves tripuladas e não tripuladas. VENOM-AFT complementa o campo de testes de dados de autonomia e experimentação de Inteligência Artificial, feitos em Eglin, sendo enviados ao programa Collaborative Combat Aircraft (CAA) da USAF, e outros desenvolvedores de autonomia. O próximo passo do programa VENOM é modificar a aeronave F-16C, transformando elas em plataformas de teste para avaliar rapidamente as capacidades autônomas provenientes de uma IA.

Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM. Foto: USAF/David Shelikoff.

“O programa VENOM marca um capítulo fundamental no avanço das capacidades de combate aéreo. Este programa transformador tem o potencial de redefinir paradigmas de combate aéreo, promovendo novas funções autônomas para plataformas tripuladas e não tripuladas atuais e futuras”, disse o Major Ross Elder, líder de teste de desenvolvimento do VENOM. “Estamos ansiosos pelo culminar de anos de engenharia e colaboração, à medida que a VENOM lidera um passo medido em direção a uma nova era da aviação”.

Semelhante aos testes dos F-16 e F-15 realizado normalmente em Eglin, o programa VENOM passará por ensaio de desenvolvimento e voos operacionais feitos pelo 40th Flight Test Squadron e pelo 85th Test and Evaluation Squadron, que validarão ou não os parâmetros do projeto. Durante estes testes, os pilotos estarão na cabine para monitorar a autonomia e garantir que os objetivos de teste dos sistemas de voo e missão sejam atendidos.

Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM. Um dos três F-16C-40 é o AF 90-0750. Foto: USAF/David Shelikoff.
Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM. Um dos três F-16C-40 é o AF 90-0750. Foto: USAF/David Shelikoff.

“É importante entender o aspecto ‘human-on-the-loop’ deste tipo de teste, o que significa que um piloto estará envolvido na autonomia em tempo real e manterá a capacidade de iniciar e parar algoritmos específicos”, disse o Ten. Coronel Joe Gagnon, comandante do 85thTES. “Nunca haverá um momento em que a aeronave VENOM ‘voará sozinha’ sem um componente humano”.

Os operadores darão feedback durante a modelagem, simulação e pós-voo aos desenvolvedores da autonomia para melhorar o desempenho ao longo do tempo e garantir que a autonomia esteja tomando as decisões apropriadas antes e durante o voo. O objetivo do programa VENOM é permitir que a Força Aérea itere e expanda rapidamente o corpo de conhecimento para soluções potenciais de autonomia e carga útil. 

“Com relação ao VENOM-AFT, o rápido desenvolvimento da autonomia tática concentra-se na ‘velocidade para rampa’, ou seja, vá o mais rápido possível, com segurança, para garantir que o CCA voe o mais rápido possível”, disse Gagnon.

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@CAS

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