Eglin AFB: F-16 chegam para testes autônomos do programa VENOM. A 96th Test Wing e a 53rd Wing, ambas sediadas na Eglin AFB — Florida, deram as boas-vindas aos três primeiros F-16C Fighting Falcons prontos para participar do programa Viper Experimentation and Next-gen Operations Model — Autonomy Flying Testbed (VENAM-AFT).
VENOM-AFT foi projetado e financiado para acelerar testes de software de autonomia em aeronaves tripuladas e não tripuladas. VENOM-AFT complementa o campo de testes de dados de autonomia e experimentação de Inteligência Artificial, feitos em Eglin, sendo enviados ao programa Collaborative Combat Aircraft (CAA) da USAF, e outros desenvolvedores de autonomia. O próximo passo do programa VENOM é modificar a aeronave F-16C, transformando elas em plataformas de teste para avaliar rapidamente as capacidades autônomas provenientes de uma IA.
“O programa VENOM marca um capítulo fundamental no avanço das capacidades de combate aéreo. Este programa transformador tem o potencial de redefinir paradigmas de combate aéreo, promovendo novas funções autônomas para plataformas tripuladas e não tripuladas atuais e futuras”, disse o Major Ross Elder, líder de teste de desenvolvimento do VENOM. “Estamos ansiosos pelo culminar de anos de engenharia e colaboração, à medida que a VENOM lidera um passo medido em direção a uma nova era da aviação”.
Semelhante aos testes dos F-16 e F-15 realizado normalmente em Eglin, o programa VENOM passará por ensaio de desenvolvimento e voos operacionais feitos pelo 40th Flight Test Squadron e pelo 85th Test and Evaluation Squadron, que validarão ou não os parâmetros do projeto. Durante estes testes, os pilotos estarão na cabine para monitorar a autonomia e garantir que os objetivos de teste dos sistemas de voo e missão sejam atendidos.
“É importante entender o aspecto ‘human-on-the-loop’ deste tipo de teste, o que significa que um piloto estará envolvido na autonomia em tempo real e manterá a capacidade de iniciar e parar algoritmos específicos”, disse o Ten. Coronel Joe Gagnon, comandante do 85thTES. “Nunca haverá um momento em que a aeronave VENOM ‘voará sozinha’ sem um componente humano”.
Os operadores darão feedback durante a modelagem, simulação e pós-voo aos desenvolvedores da autonomia para melhorar o desempenho ao longo do tempo e garantir que a autonomia esteja tomando as decisões apropriadas antes e durante o voo. O objetivo do programa VENOM é permitir que a Força Aérea itere e expanda rapidamente o corpo de conhecimento para soluções potenciais de autonomia e carga útil.
“Com relação ao VENOM-AFT, o rápido desenvolvimento da autonomia tática concentra-se na ‘velocidade para rampa’, ou seja, vá o mais rápido possível, com segurança, para garantir que o CCA voe o mais rápido possível”, disse Gagnon.
@CAS