

Egito recebe mais caças Dassault Rafale FR3. A Força Aérea Egípcia (EAF) recebeu no início deste mês, três novos Dassault Rafale F3R, avançando com o projeto de modernização da sua frota de combate. Os caças pousaram na Base Aérea de Gebel El Basur, no Egito, em voo de translado diretamente da França.
Em 2015, o Egito assinou um contrato de US$ 5,9 bilhões com a França, envolvendo a compra de 24 jatos Rafale EM/DM, com as entregas realizadas entre julho daquele ano e finalizadas em 2017. Em 2021, um novo contrato de € 3,75 bilhões foi assinado, agora para comprar mais 30 caças Rafale F3R, além de mísseis MBDA e equipamentos associados.

Em abril de 2024 a EAF recebeu o primeiro lote com três caças Rafale FR3 (um monoposto e dois bipostos). Em abril deste ano, mais dois Rafale FR3 DM (bipostos) foram entregues pela Dassault. Com os três jatos recebidos na semana passada, a EAF passa a contar agora com oito Rafales FR3 em sua frota. A programação prevê a entrega de novos lotes em 2026.
O Rafale F3R foi desenvolvido em conjunto pela Dassault, Thales, MBDA e Safran a partir de um contrato assinado em janeiro de 2014 com o governo francês. A versão recebeu atualizações de software e hardware, incluindo radar eletrônico AESA Thales RBE2, pod de mira Thales TALIOS, sistema anticolisão Auto-GCAS, pod de reabastecimento buddy-buddy, sistema de guerra eletrônica Spectra, além da integração de novos armamentos incluindo o míssil ar-ar MBDA Meteor (BVRAAM), a bomba guiada à laser Sagem Armement Air-Sol Modulaire (AASM), entre outros.
A Força Aérea Egípcia reúne os seus Rafale entre os Esquadrões 34 e 306, ambos subordinados à 203ª Ala de Caça Tático e sediados na Base Aérea de Gebel El Basur. Em 2026, após a conclusão dos recebimentos dos últimos FR3, o Egito terá a maior frota de Rafale fora da França, com 54 caças.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO