Egito negocia a compra doo Leonardo M-346. O governo do Egito está negociando com o governo da Itália a compra de um lote de aeronaves Leonardo M-346. Segundo informações preliminares seriam até 24 unidades da aeronave leve de combate e treinamento Leonardo M-346 Master, em um contrato avaliado em €500 milhões.
O M-346 Master faz parte de uma família de treinadores biplace avançados bimotores transônicos a jato do tipo Lead-In Fighter Training (LIFT), capaz também de cumprir missões de treinamento avançando e ataque ao solo. O M-346 incorpora um sistema de controle digital de voo quádruplo tipo fly-by-wire que, em combinação com a configuração aerodinâmica otimizada da aeronave, oferece total capacidade de manobra e controle em ângulos de ataque superior a 30 graus. A aeronave tem alcance máximo de 1.375 milhas náuticas quando equipada com no máximo três tanques de combustível externos, podendo ser expandido por reabastecimento em voo.
É provável que a versão escolhida pela Força Aérea do Egito (Egyptian Air Force) seja o M-346FA (Fighter Attack), que é capaz de cumprir com desenvoltura os dois papeis: treinador/LIFT e aeronave de ataque leve.
Atualmente a versão de treinamento do M-346 está em serviço nas as forças aéreas da Itália, Cingapura, Israel, Polônia, Grécia e Azerbaijão. O Turquemenistão foi o primeiro operador do M-346FA e em breve ele será entregue também a Nigéria. Se fechar o contrato o Egito será o nono operador do M-346.
@CAS