Egito inaugura base naval “3 de Julho” próximo a Líbia. Em uma cerimônia militar realizada no dia 3 de julho pelo Ministério da Defesa do Egito, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, inaugurou a nova base naval da Marinha Egípcia chamada “3 de julho”, em Gargoub, na costa noroeste do país, perto da fronteira da Líbia. O Egito informou que a base ajudará a proteger interesses estratégicos e econômicos do país, além de ajudar na proteção contra a migração irregular. Outro interese do Egito é aumentar sua presença naval no Mediterrâneo e no Mar Vermelho.
Na inauguração, 47 navios foram comissionados, incluindo uma corveta Cowind, duas fragatas FREMM ou Frégate multi-mission ou Fregata Europea Multi-Missione italianas, um submarino ThyssenKrupp Marine Systems Type 209 e dezenas de pequenos barcos. Dois porta-helicópteros da classe Mistral adquiridos da França estavam em exibição ao lado de um único navio de patrulha Lurssen, recentemente entregue e nove barcos de patrulha Lurssen OPB-40. Também descobriu-se que o Egito está operando helicópteros de ataque Ka-52 Alligator de seus LHD classe Mistral, juntamente com helicópteros de médio porte AW149.
A base de 3 de julho, cujo nome marca o dia em que o Presidente Sisi liderou a derrubada do presidente da Irmandade Muçulmana, Mohamed Mursi, em 2013, está espalhada por mais de 10 Km2 e tem um cais naval de 1 000 metros com calado de 14 metros. Além disto está equipada com uma área de pouso para helicópteros, um centro de comando conjunto e instalações de treinamento. Além da área militar, o porte possui também um cais para embarque comercial e turístico.
A inauguração, transmitida pela TV estatal, também contou com a presença do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeque Mohammed bin Zayed Al-Nahyan, e de Mohammed al-Menfi, chefe do conselho presidencial governante da Líbia.
A abertura da base de 3 de julho coincidiu com o exercício Qader 2021, um dos maiores do Egito. As forças navais realizaram exercícios que incluíram o lançamento de mísseis, saltos de paraquedas e aterragem anfíbia.
A abertura da base de 3 de julho ocorre mais de um ano depois que o Egito inaugurou a base militar de Berenice em janeiro de 2020. Na época de sua inauguração, o Egito disse que ela era a maior do Mar Vermelho e uma das maiores da região. A presidência egípcia disse que a base ajudaria a proteger a costa do Egito. As novas bases são parte de uma série de novas instalações militares em todo o Egito que visam afirmar o controle do Egito sobre suas fronteiras e proteger seus interesses estratégicos.
A inauguração da base de 3 de julho ocorre em um momento de alta tensão na Líbia e crescentes temores egípcios de agitação desenfreada no país vizinho, que pode se espalhar para o deserto ocidental egípcio e depois para Cairo e outras cidades egípcias.
@CAS