Egito encomendou dois C-130J-30 Super Hércules. A Força Aérea do Egito (EAF) encomendou dois C-130J-30 Super Hercules através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) mantido pelo governo dos Estados Unidos. O anúncio foi divulgado pela Lockheed Martin ontem (05), durante o Egypt International Air Show 2024, realizado em El Alamein.
“A frota mundial de Super Hercules está crescendo com a notícia de que o Egito irá adquirir dois aviões de transporte tático C-130J-30”, informou a fabricante no anúncio, acrescentando que “o Egito é a 23ª nação a se juntar à comunidade mundial que opera o Super Hercules.”
O Egito opera uma das maiores frotas de C-130H Hércules do mundo, com presença significativa na região do Oriente Médio e Norte da África, apoiando operações militares, missões de manutenção da paz, ajuda humanitária e resposta a desastres naturais.
Nota RFA: de acordo com o banco de dados do Scramble, atualmente a Força Aérea Egípcia possui uma frota com 26 C-130H/C-130H-30 Hércules reunidos nos Esquadrões de Transporte 4 e 16, ambos baseados no Cairo.
“É uma honra dar as boas-vindas ao Egito à frota global do C-130J Super Hercules, o que representa a longa parceria entre nossas nações e com a Lockheed Martin. Esses novos C-130J fornecerão transporte tático e ampliação de capacidades incomparáveis para Força Aérea Egípcia atuar no país, norte da África e no mundo”, disse Rod McLean, vice-presidente e gerente geral de negócios de Mobilidade Aérea da Lockheed Martin.
Até o momento a Lockheed Martin entregou cerca de 545 aeronaves C-130J Super Hércules para operadores em todo o mundo, tendo acumulado mais de três milhões de horas de voo.
@FFO