Egito comprando caças Typhoon e jatos M-346 da Itália. O Egito estaria perto de finalizar uma negociação com a Itália para a aquisição de um lote de 24 caças Eurofigter Typhoon. A assinatura do contrato, estimado em US$ 3 bilhões, encerraria três anos de negociações entre ambos governos.
A informação foi publicada pelo jornal italiano Il Fatto Quotidiano, citando um funcionário do governo italiano o qual afirmou que o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, aguarda apenas o sinal verde do primeiro-ministro italiano, Mario Dargi, para finalizar o acordo. Ainda conforme a reportagem, as negociações estariam na fase de alinhamento das garantias e dos fundos necessários para o financiamento.
A compra dos 24 Typhoon, via Aeronautica Militare Italiana (AMI), faz parte de um contrato maior, avaliado em cerca de US$ 12 bilhões, e que inclui a aquisição de 20 jatos de treinamento avançado Leonardo M-346, quatro Fragatas da Classe FREMM, 20 navios de patrulha marítima, além de um satélite militar.
Como fabricante do caça Typhoon, a empresa aeroespacial italiana Leonardo, receberia cerca de 60 por cento do valor do avião, que é um projeto desenvolvido pelo consórcio europeu de empresas aeroespaciais e de defesa Eurofighter, composto pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.
Caso aprovado, esse seria o maior negócio envolvendo armamentos na história recente do Egito, e um dos maiores negócios de vendas militares da Itália desde a Segunda Guerra Mundial.
A Força Aérea Egípcia possui uma frota de caças-bombardeiros bastante diversificada, composta por aeronaves de fornecedores russos, franceses e norte-americanos, destacando-se 44 MiG-29, 19 Mirage 2000, 54 Dassault Rafale e 218 aeronaves F-16 Fighting Falcon.
@FFO