EFTC é inaugurado na Romênia. Os ministros da defesa da Romênia e da Holanda inauguraram no dia 13 de novembro o EFTC — European F-16 Training Centre, um centro de treinamento europeu para pilotos de F-16. Situado a cerca de 150 quilômetros a leste de Bucareste, o EFTC irá formar parte dos pilotos ucranianos que voarão os F-16AM/BM.
O centro europeu de treinamento de F-16, destinado à formação de pilotos romenos, bem como de outros países da OTAN e da Ucrânia, foi inaugurado segunda-feira (13/11) na Base Aérea deBorcea. O novo centro representa um ponto-chave e estratégico para o fortalecimento da segurança regional, disse o Ministro da Defesa da Romênia, Angel Tîlvăr.
“Estamos procurando as formas mais eficientes de integrar e iniciar o treinamento de pilotos ucranianos o mais rápido possível”, disse Tîlvăr, depois que ele e seu homólogo holandês, Kajsa Ollongren, inauguraram o Centro Europeu de Treinamento F-16 na Base Aérea 86 Borcea, perto de Fetești.
Os Estados Unidos também e a Dinamarca já começaram a treinar pilotos ucranianos nos F-16. Um “pequeno número” de ucranianos começou a treinar na Base Aérea da Guarda Nacional de Morris, em Tucson, Arizona, no mês passado. Em agosto, a Dinamarca disse que nove ucranianos começaram a treinar numa base militar em Skrydstrup, cerca de 270 km a oeste de Copenhaga.
O EFTC, anunciado em agosto de 2023 pela Lockheed Martin e pelos governos da Romênia e da Holanda, aumentará a prontidão da missão por meio de uma solução abrangente de treinamento de F-16 para pilotos romenos e ucranianos, bem como para outros operadores regionais de F-16. A abertura do centro europeu de treino F 16 permitirá o reforço da segurança no Mar Negro e uma colaboração ainda melhor entre as forças aéreas romenas e as dos países membros da NATO.
A Holanda prometeu até 18 caças para o EFTC, já tendo enviado cinco a Romênia. A Lockheed Martin, empresa norte-americana que produziu o F-16, está fornecendo instrutores e pessoal de manutenção.
Desde 7 de novembro, os cinco primeiros F-16 holandeses (F-16AM J-010, J-019, J-366 e F-16BM J-064 e J-210) chegaram EFTC, na Base Aérea 86 em Fetesti, na Romênia. Eles fazem farte de um lote de 12 a 18 F-16 que o governo holandês e propôs a enviar para o EFTC, como parte do pacote de transferência dos F-16 para a Ukraine Air Frce (UAF).
Em setembro, os EUA enviaram 100 militares e quatro caças F-16C para a Base Aérea 86 Borcea, perto de Fetești, para uma missão de polícia aérea e missões de treino conjuntas com pilotos romenos.
Num esforço unificado, os Holanda, Dinamarca, com o apoio dos Estados Unidos, assumiram a liderança na coordenação de iniciativas europeias para fornecer à Ucrânia até 61 F-16AM/BM todos ex-RNLAF e da Royal Danish Air Force (RDAF), que devem ser entregues em 2024.
A Romênia dispõe atualmente de uma esquadra de 17 aviões F 16, adquiridos a Portugal, e aguarda a entrega de outros 32 F-16AM/BM, adquiridos da Noruega, onde o primeiro lote deve chegar ao país ainda este ano.
@CAS