• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EF-18M equipado com Taurus 350

20 de novembro de 2020
EF-18M 12-09 armado com o Tauros 350 durante os voos de recertificação (Foto: EdA).

O Ejército del Aire – EdA (Força Aérea Espanhola ) está reintegrando a capacidade de emprego do do míssil Taurus 350 a frota de EF-18M (C.15 na designação local) após a conclusão da modernização destas aeronaves e a atualização e modernização dos mísseis.

Uma equipe de 19 militares do Centro Logístico de Armamento y Experimentación (Centro de Logística de Armas e Experimentação) do EdA, junto com três EF-18M da Ala 12 (Madrid/Torrejón – LETO), foram destacados para Manching, Alemanha, na semana passada, pra realizará uma campanha de testes de recertificação da modernização do míssil e da aeronave.

O míssil sueco-alemão Taurus KEPD 350 é um ALCM (Air Launched Cruise Missile) fabricado pela Taurus Systems GmbH, uma parceria entre a MBDA Germany e a Saab Dynamics. O míssil tem um alcance de 500 quilômetros (300 nm), uma velocidade entre Mach 0,8-0,9 e recursos furtivos. Ele é otimizado para atacar bunkers e infraestruturas fotigicadas, mesmo em ambientes com áreas negadas. 

O Taurus 350 está presente há 12 anos no inventário do EdA sendo considerado uma arma estratégica. Os três Hornets envolvidos aos ensaio são os EF-18M C.15-51 12-09 (c/n 781/A567) – aeronave titular; o C.15-30 15-17 (616/A521) – aeronave reserva e o EF-18BM C.15-06 15-75 (438/B078) – aeronave chase (fotos, vídeo e apoio).

EF-18M com o Taurus KEPD 350 (Foto: EdA).

De acordo com a Força Aérea Espanhola, a campanha visa principalmente assegurar a compatibilidade correta entre a aeronave e o míssil. Os ensaios incluem testes de solo de comunicações entre a plataforma de lançamento e o Taurus; voos de familiarização da tripulação com a área de testes e procedimentos locais; e também um voo “cativo” durante o qual um lançamento simulado do míssil será realizado. Após este lançamento simulado, o avião realizará o lançamento, verificando se os sistemas de aquisição de imagens e os novos algoritmos de navegação estão funcionando corretamente e conforme o esperado.

Os três Hornets da Ala 12 separados para os ensaios com o Taurus 350 na Alemanha (Foto: EdA).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login