

EDGE apresentou VTOL ANAVIA HT-100 para autoridades brasileiras de defesa e segurança. O EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, realizou uma demonstração de capacidade do helicóptero não tripulado ANAVIA HT-100 na zona de testes reservada do Centro de Atividades do Exército, na Restinga da Marambaia, Rio de Janeiro.
Participaram do evento representantes das Forças Armadas Brasileiras; da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; da Secretaria Nacional de Segurança Pública; da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro; da Polícia Federal; da Polícia Civil do Rio de Janeiro; do Grupamento Especial de Fronteira do Estado do Mato Grosso; da Petrobras; e de empresas especializadas.

O HT-100 é um helicóptero não tripulado desenvolvido e fabricado pela ANAVIA, uma empresa do grupo EDGE, com sede na Suíça, especializada em sistemas aéreos não tripulados. O modelo representa a excelência da engenharia europeia aplicada à tecnologia de decolagem e pouso vertical (VTOL).
“Para os requisitos de defesa e segurança pública na América Latina, o HT-100 oferece uma solução essencial em uma variedade de contextos operacionais, adaptada aos desafios específicos da região. Esta demonstração reuniu diversos parceiros em potencial, que poderiam se beneficiar significativamente da implantação do HT-100 em apoio a missões estratégicas”, disse Tiago Silva, CEO do escritório da EDGE na América Latina.

O objetivo da demonstração foi apresentar a versatilidade do HT-100 na transmissão em tempo real de informações táticas para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) com alto desempenho e confiabilidade. Um destaque foi a agilidade para colocar em operação o HT-100, que precisou menos de 15 minutos entre seu preparo e a decolagem.
O voo foi realizado com um perfil complexo, incluindo voo pairado, deslocamentos em baixa velocidade e baixa altitude, manobras em curvas fechadas e órbitas circulares. Também foram destacadas as capacidades de voo visual (VLOS) e além da linha de visada (BVLOS), e também o mapeamento em tempo real, que amplia a consciência situacional dos operadores.

“Com o HT-100, estamos estabelecendo um novo padrão na aviação rotativa não tripulada. Nosso objetivo na ANAVIA é oferecer às forças armadas e agências de segurança uma plataforma confiável e altamente capaz, com desempenho preciso, mesmo nos ambientes mais exigentes. Esta demonstração bem-sucedida no Brasil reafirma nossa visão de levar inovação europeia ao mercado global de defesa, alavancando o alcance global e as capacidades do EDGE Group”, disse Jon Andri Jörg, CEO da ANAVIA.
Com capacidade para operar em condições climáticas adversas, diurnas e todo-terreno, o HT-100 foi projetado como uma alternativa de rápida implantação a aeronaves de asas rotativas tripuladas para missões de inteligência e coleta de dados. Com uma carga útil máxima de 60 kg, o HT-100 possui um sistema de rotor interconectado e uma turbina de nível industrial, proporcionando até seis horas de voo com alta eficiência energética e desempenho confiável com vibração mínima.
Fonte: EDGE Group
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO