EdA: A400M (TK-23) reabastece C295 (T-21). O Ejército del Aire (EdA) ou Força Aérea Espanhola acaba de atingir dois marcos importantes em termos de reabastecimento em voo: o primeiro foi reabastecimento de um Airbus C295 (T-21 no EdA) por um Airbus A400M (TK-23). Já a segunda, foi a execução do REVO (Reabastecimento em Voo), usando o ponto central reabastecimento da fuselagem, algo realizado pela primeira vez.
A operação foi realizada como parte de uma campanha de testes de voo, cujo objetivo foi obter as evidências necessárias para validar a operação de reabastecimento em voo entre às duas aeronaves. Aspectos como a compatibilidade de ambos os sistemas de combustível e as qualidades de voo do receptor em condições diurnas e noturnas, foram avaliados.
Para isso, tanto a aeronave receptora quanto o reabastecedor operaram a partir de suas respectivas bases aéreas. De Getafe veio o T-21 do 353 Esc. da Ala 35. Já de Zaragoza, o A400M da Ala 31. Um C-101 (E-25) e um F-18M (C-15) também participaram do primeiro voo, ambos operados pelo Centro Logístico de Armamento y Experimentación (CLAEX), atuando como aeronaves “paqueras”. A validação desta operação permitirá que o EdA recupere a capacidade de reabastecimento aéreo do C-295, perdida desde a desativação dos KC-130 Hercules em dezembro de 2020.
@CAS