
U.S. Airmen assigned to the 43rd Electronic Combat Squadron pose for a group photo before boarding the EA-37B Compass Call aircraft for its first official mission training sortie flight at Davis-Monthan Air Force Base, Arizona, May 2, 2025. The EA-37B sustains Joint Force military advantage in the electromagnetic battlespace and builds a more lethal force by modernizing electromagnetic attack capabilities to deny peer competitors' tactical networks and information ecosystems. (U.S. Air Force photo by Airman Samantha Melecio)

EA-37B Compass Call da USAF realizou a primeira missão de treinamento. A USAF informou que o 43º Esquadrão de Combate Eletrônico (43rd ECS), subordinado ao 55º Grupo de Combate Eletrônico (55th ECG), realizou recentemente a primeira missão de treinamento com sua nova aeronave de guerra eletrônica EA-37B Compass Call.
Baseados na plataforma do jato executivo de longo alcance Gulfstream G550 altamente modificados, o EA-37B é um sistema de armas de ataque eletromagnético aerotransportado que está substituindo os 14 envelhecidos quadrimotores Lockheed EC-130H, dos quais 10 já foram aposentados.

Conforme o comunicado da USAF, a missão de treinamento ocorreu em 02 de maio a partir da Base Aérea Davis-Monthan (AFB), no Arizona. Este desenvolvimento ocorreu após o 55th ECG receber o primeiro EA-37B Compass Call em 23 de agosto de 2024. Desde então, cinco novas aeronaves já foram entregues, de um total de dez planejados para serem produzidos até 2028.
“O EA-37B e seus profissionais representam a mais recente evolução de uma longa história de domínio do ECG. Os recursos desta plataforma são a base para lidar com ameaças emergentes em qualquer área de atuação, a qualquer momento”, disse o Tenente-Coronel Jesse Szweda, diretor de operações do 43 ECS.

O EA-37B mantém a vantagem militar da Força Conjunta no campo de batalha eletromagnético e cria uma força mais letal ao modernizar as capacidades de ataque eletromagnético para anular as redes táticas e os ecossistemas de informações dos concorrentes.
Além disso, o Compass Call tem como função principal interromper as comunicações de Comando e Controle, sinais de radares e sistemas de navegação do inimigo, dificultando significativamente a coordenação do adversário como parte da missão de Contra-Comando, Controle, Computadores, Comunicações, Cyber, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Counter-C5ISRT).

A transição do EC-130H para o EA-37B irá gerar uma economia significativa da missão Compass Call. O EA-37B tem em média metade dos custos operacionais dos antigos EC-130H, além de voar mais alto, com maior velocidade, alcance e tempo de missão. Além disso, a plataforma será otimizada para operações em ambientes contentados (A2/AD – Anti-Access, Area-Denial) e pode ser facilmente atualizada graças à Modular Open Systems Architecture.
O primeiro EA-37B foi entregue ao 55th ECG em agosto de 2024 na Base Aérea Davis-Monthan para o treinamento de pilotos. Embora localizado na Base Aérea Davis-Monthan, o Esquadrão é subordinado à 55ª Ala da Base Aérea Offutt, no Nebraska, único Grupo equipado com aeronaves Compass Call.

“Esta missão EA-37B é o ápice de anos de planejamento e coordenação entre milhares de pessoas de diversas organizações. O trabalho árduo e a dedicação desses grupos garantem que o Grupo de Combate Eletrônico esteja preparado para conflitos futuros, com o 43º Esquadrão de Combate Eletrônico liderando os desenvolvimentos no Espectro Eletromagnético”, disse o Tenente-Coronel Tray Wood, Comandante do 43 ECS.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO