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E-7 Wedgetail da RAF está em risco?

5 de julho de 2025
E-7 Wedgetail da RAF está em risco?

E-7 Wedgetail da RAF está em risco? Depois que a USAF anunciou que irá desistir do projeto E-7 Wedgetail, parlamentares do Reino Unido voltaram a questionar a viabilidade da aeronave de alerta aéreo antecipado e controle na Royal Air Force (RAF).

O deputado britânico Calvin Bailey alertou sobre o problemático programa de alerta aéreo antecipado E-7 Wedgetail do Reino Unido, afirmando sobre “um risco bastante grande” em meio a atrasos, redução de pedidos e dúvidas sobre o comprometimento dos EUA com o projeto, que podem encerrar a linha de produção.

Falando no Comitê de Defesa na quinta-feira, Bailey disse: “E-7, íamos comprar cinco. Depois, três. Eles estão terrivelmente atrasados ​​e superfaturados. Os americanos retiraram seu compromisso com o programa e a Boeing parece ambivalente”.

O Secretário de Defesa, John Healey, recusou-se a discutir o programa em detalhes em sessão pública. “Sr. Bailey, se o senhor tiver alguma dúvida sobre Wedgetail em particular… se puder respondê-la por meio do secretário, eu a responderei”, disse ele, oferecendo-se, em vez disso, para agendar uma reunião departamental a portas fechadas.

A sessão ressalta o crescente desconforto sobre o destino da frota de E-7 do Reino Unido. Originalmente uma aquisição de cinco aeronaves, a frota da Wedgetail foi reduzida para três em 2021 para economizar dinheiro. Pelo menos uma aeronave está passando por modificações no Reino Unido, mas ainda não recebeu as autorizações militares padrão.

O Wedgetail, baseado na fuselagem do Boeing 737NG e equipado com o sistema de radar MESA, foi adquirido pela RAF para substituir a aeronave E-3D Sentry.

Nem o Secretário de Defesa, nem autoridades do MoD forneceram novas garantias sobre custo, cronograma ou viabilidade operacional na sessão aberta. O projeto está envolto em problemas de custos e técnicos.

s testes de voo da aeronave de alerta aéreo antecipado Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1 a princípio foram interrompidos, após o único E-7 convertido não voava há oito meses.

O projeto de £ 2,1 bilhões tem sido afetado por problemas técnicos e de gestão desde que foi lançado há oito anos, e relatos sobre atrasos nos testes de voo levantaram temores de que as ambições de colocar a capacidade AEW em serviço no próximo ano possam não ser alcançadas.

A organização de aquisição de Equipamentos e Suporte de Defesa (DE&S) disse que a única aeronave Boeing Wedgetail AEW1 concluída, RAF WT001, não voa desde 18 de outubro de 2024. A DE&S revelou que somente três voos foram realizados no local da STS Aviation no Aeroporto Internacional de Birmingham, onde as três aeronaves encomendadas para a RAF estão sendo convertidas de aviões Boeing 737NG pela contratante principal Boeing UK.

O primeiro voo de teste ocorreu em 20 de setembro de 2024 para “confirmar o funcionamento correto dos sistemas da aeronave” e durou duas horas e 54 minutos. Em 1º de outubro de 2024, um voo de translado de 39 minutos foi realizado para o Aeroporto de Southend para permitir que a aeronave fosse pintada com as cores da RAF. Em 18 de outubro
voltou para Birmingham e, durante a missão de duas horas, foram realizadas “verificações pós-pintura, testes de voo adicionais dos sistemas da aeronave e outras verificações de reparo pós-retificação”. Desde então, nenhum outro voo foi registrado pelo DE&S. O DE&S confirmou que as outras duas aeronaves Wedgetail da RAF, WT002 e WT003, “ainda não voaram”. O projeto está parado.

  • Os três 737NG (BBJ) civis que estão sendo convertidos em E-7A AEW são:
  • B737-73W (BBJ1 c/n 38633) ex. N1786B, N384BJ, B-5273, N946BC e N946BC = WT001
  • Boeing 737-73W (BBJ1 c/n 40117) ex. N449BJ, VP-BOP, 2-BASG e N947BC = WT002
  • Boeing 737-7ES (c/n 66840) ex. N576JK = WT003.

Com o cancelamento do programa E-7 para a USAF, o medo dos britânicos é ficar na “mão”, sem apoio da Boeing ou de um projeto sólido. Isto, aliados aos custo crescentes e os atrasos, pode abreviar o projeto.

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