

E-7 Wedgetail da RAF continua com atrasos. Segue a novela dos Boeing E-7A Wedgetail da Royal Air Force (RAF), que continua sob o manto de atrasos, custo elevados e incertezas, e claro, questionamentos do Parlamento Britânico.
Os parlamentares recentemente levantaram sérias preocupações sobre a capacidade de vigilância aérea do Reino Unido, já que o programa E-7 Wedgetail da RAF enfrenta atrasos contínuos e não entrará em serviço na data prevista. Em uma recente sessão, o deputado conservador por Dumfries e Galloway John Cooper alertou que a aposentadoria da aeronave E-3D Sentry criou uma “lacuna de credibilidade” no poder aéreo britânico.
Ele observou que, embora um Wedgetail tenha voado no Royal International Air Tattoo no dia 20 do mês de julho, nenhuma das três plataformas encomendadas pelo Reino Unido está certificada para operações militares.
Tan Dhesi, do Partido Trabalhista e membro do Comitê Seleto de Defesa, afirmou que o estado atual do programa era “totalmente inadequado” e criticou o corte de 40% na frota original de cinco aeronaves, feito para gerar somente 12% de economia de custos. “Alguém precisa assumir o controle deste programa”, disse Dhesi.
O E-7 Wedgetail, baseado no Boeing 737 e equipado com um radar MESA (Multi-role Electronically Scanned Array), já está em uso na ha anos na Austrália (RAAF), Turquia (TuAF) e Coreia do Sul (ROKAF). Mas o programa do Reino Unido (RAAF), anunciado em 2019, sofreu um atraso de pelo menos dois anos e possui, além de problemas técnicos, sérias questões de custos e cronograma. Os ensaios em voo não são realizados desde outubro de 2024. Com o cancelamento do E-7A para a USAF, a situação do E-7 Britânico ficou ainda mais em um limbo.
O Deputado John Cooper também abordou as preocupações levantadas em Washington sobre a capacidade de sobrevivência do Wedgetail em um espaço aéreo disputado. Ele citou o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, descrevendo a aeronave como “incapaz de sobreviver no campo de batalha moderno”. Com os EUA supostamente explorando alternativas, incluindo aeronaves E-2D Hawkeye antigas e futuras constelações de satélites, ainda há dúvidas sobre a longevidade da Wedgetail e se ele irá de fato entrar em serviço na RAF.
Concluindo, Cooper disse esperar que o Ministro da Defesa “desse à Câmara alguma garantia de que este não é o Ajax dos céus”.
A citação “dar à Câmara alguma garantia de que não é o Ajax dos céus” é um apelo por garantias, especificamente que a aeronave E-7 Wedgetail, não seja a versão da RAF do desastroso programa de veículos blindados de combate Ajax, que se tornou sinônimo de projetos caros e mal administrados.
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