E-3F AWACS franceses com datalinks atualizados. A Direção Geral de Armamentos da França (DGA) anunciou em 22 de setembro, a qualificação dos novos terminais datalink para a frota de Boeing E-3F AWACS (Airborne Warning and Control System) da Armée de l’Air et de l’Espace (AAE).
Em 2020, a Thales e a Air France Industries formaram o consórcio EuroMIDS, responsável por desenvolve e integrar o novo Multifunctional Information Distribution System-Low Volume Terminal Block Upgrade 2 (MIDS-LVT BU2) para os quatro Boeing E-3F AWACS que compõem a frota francesa.
O novo terminal MIDS-LVT BU2 permitirá que as aeronaves AWACS da AAE acessem a rede tática de dados militar Link 16, utilizada pelas forças da OTAN. Para isso, os diversos setores do DGA estiveram envolvidos com técnicos da AAE e das empresas parceiras, nas várias etapas de desenvolvimento do novo terminal.
O Centro de Testes de Controle de Informações do DGA tratou especialmente da questão de segurança e sistemas de informação, enquanto o Centro de Engenharia e Projetos ficou com a parte de autorizações, emprego e certificação da integração do MIDS-LVT BU2 no AWACS. Por último, o Centro de Testes de Voo realizou várias surtidas para avaliar a integração e operação do terminal.
Os quatro E-3F da Armée de l’Air et de l’Espace estão baseados na Base Aérea 702 de Avord, onde estão os dois Esquadrões de Comando e Controle, o EDCA01.036 “Coq” com as aeronaves 201/36-CA e 202/36-CB, e o EDCA02.036 “Tete de dogue” com os 203/36-CC e 204/36-CD.
@FFO