E-3D Sentry RAF ZH104 foi vendido à US Navy. Como já havíamos informado no último dia 25 de junho, o Reino Unido estava muito próximo de fechar a venda de uma de suas aeronaves Airborne Early Warning and Control System (AEW&C) Boeing E-3D Sentry AEW1 da RAF para US Navy. A intenção de compra, por parte dos americanos, foi anunciada em 28 de outubro de 2020 e visa transformar o Sentry em uma aeronave de treinamento para os pilotos dos Boeing E-6B Mercury da Marinha Americana. O negócio acabou confirmado no dia 30 de junho por US$ 15 milhões, com o RAF ZH104 sendo vendido para os Estados Unidos.
O Naval Air System Command (NAVAIR) informou que, a aeronave E-3D AEW1 (c/n 24112/1007) equipada com motores CFM-56 e com ciclos de vida até 2038, será reconfigurada para ser usada como um treinador em voo para a frota de Boeing E-6B. Todo o trabalho será realizado no Northrop Grumman’s Lake Charles Maintenance and Modification Center (Lake Charles Airport, Louisiana), onde a aeronave já está armazenada desde janeiro de 2020. A entrega à USN está prevista para setembro de 2021.
O E-3D será convertido em um treinador, com sistemas que permitam o treinamento dos novos tripulantes dos E-6B, sendo inclusive, mantido os dois sistemas de reabastecimento em voo usados pelos AEW1, para amplificar a futura integração com os reabastecedores da USAF.
Usar uma aeronave treinadora muito similar ao E-6B (fuselagem, motores e cabine são iguais), irá baratear a formação e manutenção das tripulações e, principalmente, poupará as aeronaves operacionais, já bastante desgastadas pela idade.
Os 16 E-6B Mercury, apelidados de “Doomsday”, fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Eles voam em três unidades: VQ-3, VQ-4 e VX-20, onde deverá servir o ex E-3D AEW1 RAF ZH104.
Com a venda, RAF passa a ter seis E-3D, sendo três estocados e três em serviço, que voam no 54 Squadron (Unidade de Conversão Operacional) e no 56 Squadron (Unidade Operacional), todos baseados na RAF Waddington, Reino Unido. A partir de 2023, eles serão substituídos pelos novos Boeing E-7A Wedgetail.
@CAS