• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

E-3A da OTAN serão atualizados pela Leonardo

24 de maio de 2021
E-3A da OTAN serão atualizados pela Leonardo.  O primeiro Sentry - aeronave conceito, será entregue até 2025 (Foto: NATO).
E-3A da OTAN serão atualizados pela Leonardo. O primeiro Sentry – aeronave conceito, será entregue até 2025 (Foto: NATO).

E-3A da OTAN serão atualizados pela Leonardo. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) concedeu um contrato a empresa americana Boeing, a principal contratada do NAPMA (NATO AEWC Programme Management Agency) – agência que gerencia o projeto de Alerta Aéreo Antecipado e Controle. A empresa americana por sua vez, subcontratou a italiana Leonardo para realizar a modernização na primeira aeronave AEW&C E-3A Sentry, conforme as especificações da OTAN. O anuncio foi feito no dia 21 de maio e visa criar a aeronave protótipo (conceito) que receberá todos os sistemas e hardwares previstos para manter a frota de Sentry da OTAN em operação até meados de 2035.

Pelo contrato a atividade deverá ser concluída em 2023. Os trabalhos – que serão realizados em Veneza-Tessera na Itália, incluem a instalação e verificação de hardware recém-desenvolvido para o NATO Final Lifetime Extension Programme (FLEP) ou programa final de extensão de vida útil. Leonardo também fornecerá suporte durante a fase final de testes na Base Aérea da OTAN de Geilenkirchen, Alemanha que abriga três esquadrões de E-3A da OTAN. A Atual frota de E-3A Sentry da OTAN inclui 17 aeronaves, das quais 14 estaria me serviço. A provisão é que os Sentry voem com as modernizações até a metade da próxima década, quando devem ser substituidos por um novo vetor. Este poderá ser uma aeronave europeia produzida pela Airbus, com base do A320.

Não foi nenhuma surpresa a Boeing escolher a Leonardo como parceira do projeto. A empresa italiana realiza atividades de manutenção de nível de depósito (DLM) no âmbito do programa OTAN AWACS (Airborne Warning & Control System) desde 1986.

E-3A da OTAN serão atualizados pela Leonardo. A intenção da OTAN é manter os E-3A em voo até 2035 (Foto: NATO).
E-3A da OTAN serão atualizados pela Leonardo. A intenção da OTAN é manter os E-3A em voo até 2035 (Foto: NATO).

“Esta nova tarefa desafiadora se junta às atividades contínuas de Manutenção de Nível de Depósito (DLM) que Leonardo já está realizando dentro da estrutura do programa AWACS (Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado) da OTAN desde 1986. Ser contratado pela Boeing para a atualização da primeira aeronave de teste E-3A da OTAN é o reconhecimento por um OEM (Fabricante de Equipamento Original) e pela OTAN do excelente suporte fornecido diariamente por Leonardo nas últimas décadas para a frota de E-3A suporte e atualização”.

Dario Marfe –  SVP Comercial e Atendimento ao Cliente em Divisão de Aeronaves de Leonardo.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login