E-3A da OTAN serão atualizados pela Leonardo. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) concedeu um contrato a empresa americana Boeing, a principal contratada do NAPMA (NATO AEWC Programme Management Agency) – agência que gerencia o projeto de Alerta Aéreo Antecipado e Controle. A empresa americana por sua vez, subcontratou a italiana Leonardo para realizar a modernização na primeira aeronave AEW&C E-3A Sentry, conforme as especificações da OTAN. O anuncio foi feito no dia 21 de maio e visa criar a aeronave protótipo (conceito) que receberá todos os sistemas e hardwares previstos para manter a frota de Sentry da OTAN em operação até meados de 2035.
Pelo contrato a atividade deverá ser concluída em 2023. Os trabalhos – que serão realizados em Veneza-Tessera na Itália, incluem a instalação e verificação de hardware recém-desenvolvido para o NATO Final Lifetime Extension Programme (FLEP) ou programa final de extensão de vida útil. Leonardo também fornecerá suporte durante a fase final de testes na Base Aérea da OTAN de Geilenkirchen, Alemanha que abriga três esquadrões de E-3A da OTAN. A Atual frota de E-3A Sentry da OTAN inclui 17 aeronaves, das quais 14 estaria me serviço. A provisão é que os Sentry voem com as modernizações até a metade da próxima década, quando devem ser substituidos por um novo vetor. Este poderá ser uma aeronave europeia produzida pela Airbus, com base do A320.
Não foi nenhuma surpresa a Boeing escolher a Leonardo como parceira do projeto. A empresa italiana realiza atividades de manutenção de nível de depósito (DLM) no âmbito do programa OTAN AWACS (Airborne Warning & Control System) desde 1986.
“Esta nova tarefa desafiadora se junta às atividades contínuas de Manutenção de Nível de Depósito (DLM) que Leonardo já está realizando dentro da estrutura do programa AWACS (Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado) da OTAN desde 1986. Ser contratado pela Boeing para a atualização da primeira aeronave de teste E-3A da OTAN é o reconhecimento por um OEM (Fabricante de Equipamento Original) e pela OTAN do excelente suporte fornecido diariamente por Leonardo nas últimas décadas para a frota de E-3A suporte e atualização”.
Dario Marfe – SVP Comercial e Atendimento ao Cliente em Divisão de Aeronaves de Leonardo.
@CAS