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E-2D para França

9 de julho de 2020
E-2D Advanced Hawkeye do Airborne Early Warning Squadron (VAW) 121 pousa no deck do USS Abraham Lincoln (CVN 72) em fevereiro de 2019. A França será o terceiro operador do E-2D (Foto: USN/Mass Communication Specialist 3rd Class Amber Smalley).

A França já havia sinalizado, em setembro de 2019, a intenção de comprar um lote de aeronaves Northrop Grumann E-2D Advanced Hawkeye como substituto para os atuais E-2C Hawkeye. No último dia 6 de julho a Defense Security Cooperation Agency (DSCA) aprovou uma possível negociação avaliada em US$ 2 bilhões para três E-2D, quatro motores sobressalentes Royce T56-427A e um sistema em solo para o planejamento de missões. O acordo também inclui dois Laboratórios de Integração de Sistemas Comuns (Common Systems Integration Laboratories), um a ser estabelecido na França e o outro nas instalações da Northrop Grumman em Melbourne, Flórida, onde são fabricados os Advanced Hawkeye. 

O Marine Nationale possui três E-2C (matriculados 1, 2 e 3) todos locados na Flottille 4F, dos quais dois são habitualmente embarcados na ala aérea do porta-aviões Charles de Gaulle (R91). O terceiro, normalmente, opera em terra como aeronave reserva e de treinamento. 

E-2C Hawkeye “3” da Flottille 4F da Marine Nationale pousa a bordo do porta-aviões americano USS George H.W. Bush (CVN 77) durante um exercício conjunto. Os E-2D irão substituir a atual frota de três E-2C (Foto: USN/Mass Communication Specialist 2nd Class Joseph E. Montemarano).

A Flottille 4F, com sede em Lann-Bihoué – Bretanha, começou a operar o E-2C Hawkeye no ano de 2000. Neste período, a “4F” estive provendo Alerta Aérea Antecipado (AEW) em missões operacionais nos conflitos do Afeganistão e da Líbia. Os novos E-2D são similares aos E-2C, mas vão introduzir na Marine Nationale um novo conjunto de aviônicos e o radar APY-9. Se confirmar a compra, a França se tornará o segundo operador estrangeiro do E-2D, seguindo a Força de Autodefesa Aérea do Japão que encomendou 13 aeronaves. 

Flottille 4F

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