E-2D Advanced Hawkeye realizará operação inédita em porta-aviões francês. Um E-2D Advanced Hawkeye da Marinha dos Estado Unidos (USN – US Navy) irá operar pela primeira vez a bordo de um porta-aviões francês. A aeronave de Controle e Alerta Aéreo Antecipado (AEW&C) norte-americana irá compôr um Grupo de Ataque do Porta-Aviões Charles de Gaulle da Marine Nationale (MN), durante o Exercício Clemenceau 22.
O porta-aviões Charles de Gaulle (R91) e seu Grupo de Ataque (CSG) partiram na semana passada da França, com destino ao Mediterrâneo Oriental, onde se reunirá com outros dois CSG estrangeiros, do ITS Cavour (CVH 550) da Marina Militare Italiana e do USS Harry S. Truman (CVN-75) da US Navy.
Até o mês de março as naus-capitânias irão treinar sob uma Estrutura de Interoperabilidade Estratégica, realizando exercícios de Controle Combinado de Mar, Projeção de Potência Combinada, Compartilhamento de Dados C4I (Comando, Controle, Comunicações, Computadores e Inteligência), entre outros.
Além disso, serão realizadas manobras de lançamento e recuperação de aeronaves da Marinha Francesa a bordo do USS Harry S. Truman e vice-versa. Em particular, o E-2D Advanced Hawkeye da USN irá operar pela primeira vez a bordo de um porta-aviões da Marinha Francesa. Possivelmente serão realizados testes de compartilhamento de dados táticos entre a aeronave norte-americana e o porta-aviões francês. Estão embarcados no CSG USS Truman os E-2D do Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado (VAW) 126 “Seahawks” da USN.
Em dezembro de 2021, a Northrop Grumman e o Ministério das Forças Armadas da França assinaram um contrato de US$ 354 milhões para a produção de três aeronaves E-2D Advanced Hawkeye AEW&C para a Marine Nationale francesa. A negociação será concretizada através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do governo norte-americano. Em julho de 2020 o Departamento de Estado dos Estados Unidos já havia sinalizado positivamente para esta venda.
Os Advanced Hawkeyes franceses tem previsão de entrega até 2028, com a entrada em operação em 2030, depois de passarem pela configuração e integração de sistemas específicos da Marinha Francesa. Estes três E-2D poderão ser as últimas unidades a sair da linha de produção da Northrop Grumman em St. Augustine, Flórida, caso não haja mais pedidos da US Navy ou de clientes via FMS. Até o momento a fabricante entregou 54 unidades, sendo 51 para a Marinha dos EUA e três para o Japão.
A Aviação Naval da Marinha Francesa opera três E-2C Hawkeye, todos alocados na Flottille 4F, dos quais dois são habitualmente embarcados no porta-aviões Charles de Gaulle (R91).
O E-2D Advanced Hawkeye, representa um salto de geração em relação ao E-2C Hawkeye. Seu Active Electronic Scanning System (AESA) Lockheed Martin APY-9, cockpit digital e links de dados foram bastante aprimorados. Conforme relatado anteriormente, a aeronave francesa terá capacidade de reabastecimento em voo e serão adaptadas às necessidades francesas, integrando um computador específico, desenvolvido pela Service de l’Information Aéronautique (SIAé).
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