E-2D Advanced Hawkeye da US Navy voa sem o radar rotativo. Pela primeira vez, um bimotor E-2D Advanced Hawkeye da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) voou sem o distinto radar rotativo (rotodome) instalado sobre a fuselagem. O inédito voo ocorreu no último dia 20 de junho, conforme informado pelo Comando de Aviação da Marinha (NAVAIR).
A aeronave, matrícula naval (BuNo) 169865/NE-602, pertencente ao Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado 113 (VAW 113) “Black Eagles”, realizou o voo de translado da Estação Naval (NAS) de Falon, em Nevada, para a NAS North Island, na Califórnia, onde fica o Centro de Manutenção Regional (FRCSW – Fleet Readiness Center Southwest).
De acordo com o NAVAIR, o Hawkeye teve o seu radar danificado por granizo, e precisou ser desmontado. Como o VAW 113 tem grande necessidade da aeronave operacional, foi efetuado o translado sem o tradicional rotodome para que um novo seja instalado no FRCSW.
Os turboélices Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye compõem a Ala Aérea Embarcada da frota de porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. Seu poderoso radar eletrônico ativo (AESA) AN/APY-9, instalado na cúpula do rotodome, fornece uma capacidade de detectar alvos aéreos e de superfície simultaneamente com um alcance efetivo de mais de 500 quilômetros (270 milhas náuticas).
Fonte: NAVAIR
@FFO
A Marinha dos EUA (US Navy) concedeu recentemente um contrato de US$ 845,5 milhões à Northrop Grumman Systems para desenvolver o projeto da próxima atualização da cabine de comando dos bimotores E-2D Advanced Hawkeye.
Em "Notícias"
O Comando de Aviação Naval da Marinha Americana informou que o projeto de atualização dos sistemas do E-2D Advanced Hawkeye avançou mais uma etapa. O E-2/C-2 Airborne Command & Control Systems Program Office (PMA-231) e a Northrop Grumman concluíram recentemente a Revisão Preliminar do Projeto da Configuração de Software do…
Em "Notícias"
A Northrop Grumman e a empresa taiwanesa AIDC (Aerospace Industrial Development Corporation) anunciaram recentemente a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de atualizar a frota de aeronaves E-2K Hawkeye da Força Aérea de Taiwan, ou Força Aérea da República da China (ROCAF).
Em "Notícias"