Pela primeira vez em seus quase sei décadas vida útil, as aeronaves Northrop Grumman E-2 Hawkeye, de controle e alerta antecipado (AEW&C) serão equipadas com Head-Up Display (HUD).
Atualmente os Hawkeye AEW&C são as únicas aeronaves da US NAvy (USN) sem o dispositivo no cockpit, e passarão pela atualização por meio do programa HECTR – Hawkeye Cockpit Technical Refresh.
“Durante décadas, melhoramos o sistema de armas do E-2D Advanced Hawkeye, mas a cabine permaneceu praticamente inalterada, desde a versão anterior E-2C. O HECTR resolverá alguns dos nossos problemas de obsolescência e traz uma nova capacidade de navegação e comunicação. Capacitada para reabastecimento em voo, a atual variante do E-2D atualizada pelo HECTR, terá uma operação muito mais segura para as nossas tripulações, que depois de longas missões, tem que pousar nos porta-aviões. O HECTR trará o cockpiti dos E-2D Hawkeye para o século 21”, disse o Naval Air Systems Command (NAVAIR).
Em agosto passado, o contrato de US$34 milhões HECTR, foi assinado pela Northrop Grumman, e agora passa pela fase de desenvolvimento, chamada de EMD – Engineering, Manufacturing and Development.
“O HECTR envolve modificações dos atuais hardware e software embarcados nos E-2D, chamado de INCDS – Integration Navigation, Controls, and Displays System, e a sua integração ao sistema de armas da aeronave. Está sendo desenvolvida uma versão do computador de missão PMA-209 – Air Combat Electronics Program Office. O novo cockpit permitirá que a o Hawkeye ‘Delta’ esteja totalmente capacitado para missões de navegação, comunicação, vigilância e o gerenciamento de tráfego aéreo”, finalizou o NAVAIR.
@FFO