Dubai Airshow: L-15A Falcon com sistemas atualizados. Figurinha carimbada no Dubai Airshow desde 2009, o Hongdu L-15A Falcon voltou este ano para mais uma apresentação no tradicional show aéreo do Oriente Médio, mas, principalmente para apresentar uma nova opção aso clientes, o de treinamento sintético.
O simulador do L-15 esteve em exibição no estande CATIC (China National Aerospace Import e Export Aeroespacial e Tecnologia na China). A partir de agora, a aeronave de treinamento a jato avançado/ataque leve vem com um sistema de treinamento tático embutido, um sistema de planejamento de missão e um sistema de debriefing.
Há um datalink adicionado para que os instrutores em solo possam trabalhar em cenários com os alunos em , bem como um Head Up Display, aprimorado com uma tela mais ampla.
Em exibição no Dubai Airshow, estão dois L-15A que foram fabricados em 2017 na fábrica de Hongdu financiados pela CATIC. A aeronave está sendo avaliada pelo United Arab Emirates Air Force (UAEAF) como um substituto potencial para o Aermacchi MB339, que voar com a equipe acrobática Al Fursan. A UAEAF deseja tomar uma decisão sobre uma substituição no próximo ano. As relações com a Itália pioraram no início deste ano, depois que ela colocou um embargo de vendas de armas aos Emirados Árabes Unidos.
O comandante da UAEAF e AD, Major General Ibrahim Nasser Mohammed al-Alawi, foi visto visitando a aeronave na exibição estática no dia 16. Até o momento, apenas seis L-15A foram exportados para a Força Aérea da Zâmbia em 2016. A PLAAF usa a designação doméstica JL-10.
@CAS