DSEI 2023: StandardAero poderá montar S-70M Black Hawk no Reino Unido. A Lockheed Martin selecionou a StandardAero como sua parceira para montar os helicópteros Sikorsky S-70M Black Hawk no Reino Unido. As aeronaves serão montadas nas instalações de Gosport, no sul da Inglaterra, caso a Lockheed Martin saia vencedora na concorrência pelo New Medium Helicopter (NMH) do governo britânico.
O Executivo-Chefe da Lockheed Martin UK, Paul Livingston, palestrou ontem (12/09 na Feira DSEI 2023 em Londres, revelando detalhes da linha de montagem do S-70M com os componentes fornecidos pela fábrica da PZL Mielec, na Polônia, o que irá gerar cerca de 600 novos empregos de alta tecnologia no Reino Unido.
Empresas britânicas como Martin-Baker e Chelton já fornecem componentes para o programa global do Black Hawk. Novas empresas, como a Inzpire, Nova Systems e C3IA, serão contratadas para atender os requisitos específicos das aeronaves destinadas ao Reino Unido.
“Esses fornecedores ajudarão não apenas a sustentar o backlog do Reino Unido, mas também se tornarão qualificados para ingressar no programa global Black Hawk de mais de 5.000 aeronaves e futuros negócios para empresas do Reino Unido”, afirmou Livingston.
De acordo com o Executivo, a proposta da Lockheed Martin é muito mais vantajosa para o Reino Unido, do que as ofertas dos outros dois concorrentes (Airbus Helicopters e Leonardo). Questionado se o Black Hawk será o “mais britânico” entre os três candidatos ao programa NMH, Livingston não titubeou ao responder que “sim”.
Com a futura unidade de Gosport ativada, a Lockheed Martin poderá fornecer helicópteros para o mercado de exportação, reforçando a sua linha de produção europeia, atualmente restrita à PZL Mielec, cuja capacidade de produção fica entre 24 e 36 aeronaves por ano.
Atualmente a StandardAero e a Lockheed Martin trabalham em conjunto nos estudos sobre os custos para construir a nova linha de produção em Gosport, que também realizará a manutenção dos motores GE Aerospace T700.
O projeto NMH do Reino Unido tem como objetivo substituir os atuais helicópteros das Forças Armadas, Puma HC2, Griffin HAR2, Bell 212 AH1/AH3 e AS365N3. Os novos helicópteros serão operados em conjunto entre o Exército Britânico (British Army) e pela Royal Air Force (RAF), subordinados ao Comando Conjunto de Helicópteros (JHC). Outros candidatos são o Airbus H175M e o Leonardo AW149, ambos construídos no Reino Unido.
@FFO