Drones ucranianos destroem pelo menos quatro IL-76 na Rússia. Drones ucranianos ultrapassaram a linha de defesa antiaérea russa e atacaram a Base Aérea de Pskov, distante cerca de 700 quilômetros da fronteira entre ambos países. A ação realizada por cerca de duas dezenas de drones teria destruído algumas aeronaves das de transporte das Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS).
De acordo com os relatos da mídia russa, o ataque teria danificado algumas aeronaves Iliushyn IL-76 da 12ª Divisão Militar de Aeronaves de Transporte e um bombardeiro Tupolev Tu-22 da RF VKS. A agência russa TASS disse que apenas aeronaves IL-76 foram danificadas pelo incêndio causado no ataque, e que não foram atingidas estruturas nem foram relatadas vítimas.
“O aeroporto foi atacado por drones. As consequências do ataque foram resolvidas. Não há vítimas nem feridos. Todos os incêndios foram localizados. Os danos estão agora a ser avaliados pelas agências competentes”, disse o governador de Pskov à TASS.
A Base Aérea de Pskov é uma importante unidade estratégica da RF VKS, possuindo cerca de 27 posições remotas para estacionamento de aeronaves de grande porte. O local é a base de dezenas de aeronaves de transporte pesado das Forças Armadas russas.
Os ataques não se concentraram apenas à Base Aérea de Pskov. Houve relatos de avistamentos de drones e danos em outros locais da Rússia. A ação aparentemente foi parte de uma ofensiva contra diferentes alvos estratégicos situados nas localidades de Pskov, Briansk, Ryazan, Kaluga e na Crimeia.
@FFO