• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Drones ucranianos atacam Base de bombardeiros de Engels na Rússia

21 de março de 2024
Drones ucranianos atacam Base de bombardeiros de Engels na Rússia (Foto: Maxar Technologies/DEC2022).
Drones ucranianos atacam Base de bombardeiros de Engels na Rússia (Foto: Maxar Technologies/DEC2022).

Drones ucranianos atacam Base de bombardeiros de Engels na Rússia. Forças Militares Ucranianas lançaram na madrugada de hoje (21/03), um ataque massivo com drones sobre diversas cidades russas nos Oblasts de Saratov e Belgorod. Um dos alvos foi a importante Base Aérea de Bombardeiros Estratégicos situada em Engels, no Oblast de Saratov.

Utilizando canais do Telegram, moradores das cidades atingidas relataram explosões. O portal de notícias ucraniano NV, confirmou com fontes anônimas da inteligência militar de Kiev o ataque à Base Aérea de Engels. A Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) informou que fontes da inteligência militar afirmaram que os drones ucranianos “atingiram os alvos com sucesso”, mas não forneceram detalhes.

O governador do Oblast de Saratov, Roman Busargin, escreveu no Telegram que a cidade de Engels foi alvo de um ataque de drone, mas afirmou que não houve feridos ou danos. O canal Astra no Telegram, citando fontes locais, afirmou que três drones atingiram a Base Aérea Engels, inclusive com vídeos mostrando explosões, mas não conseguiu confirmar ocorreram danos ou vítimas em solo.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que quatro drones foram abatidos no Oblast de Saratov e um no Oblast de Belgorod. O porta-voz do Departamento de Inteligência, Andrii Cherniak, foi procurado pelo jornal Kyiv Independent, mas disse que não poderia confirmar (ou negar) o envolvimento do seus homens.

Imagens de satélite do Projeto Schemes, supostamente captadas na terça-feira (19/03), divulgadas no X (antigo Twitter), mostram que havia pelo menos 11 bombardeiros estacionados em Engels, sendo seis Tupolev Tu-95 e três Tu-160.

Imagens da terça-feira de Engles, mostrando pelo menos onze bombardeiros estacionados (Fonte: @Gerashchenko_en).

Nas últimas semanas, as forças ucranianas lançaram uma série de ataques com drones contra refinarias de petróleo em diversas regiões do interior do território russo. O aumento nesses ataques com drones e artilharia ocorre no contexto dos combates em território russo entre a milícias pró-Kiev e os militares das Forças Armadas, disse o jornal Kyiv Independent.

A Base Aérea de Engels está situada a cerca de 700 km da fronteira com a Ucrânia. Tem importância estratégica por ser a principal base de bombardeiros de longo alcance da Força Aérea Russa (RF VFS). Em Engels estão sediados o 121º Regimento de Aviação de Bombardeiros Pesados, que opera os Tu-160M​​​​, bem como o 184º Regimento de Aviação de Bombardeiros Pesados, equipado com os Tu-95M. Desde o início da guerra, a Rússia usa repetidamente esta Base como ponto de apoio para bombardear a Ucrânia. Engles já foi alvo de drones ucranianos em outras oportunidades.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login