Drones ScanEagle da Marinha do Brasil chegaram em São Pedro da Aldeia. O Núcleo de Implantação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (NI-EsqdQE-1) da Marinha do Brasil, recebeu no Setor de Material do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia (RJ), os equipamentos que compõem o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado ScanEagle. O material chegou entre os dias 23 e 25 de março.
Totalizando aproximadamente 25 toneladas, os equipamentos foram enviados por via aérea dos Estados Unidos para o Brasil. A partir dos aeroportos de chegada no país, o material foi embarcado em nove carretas que levaram os equipamentos até as instalações do futuro Esquadrão QE-1.
O recebimento do material envolveu a participação de diversas Organizações Militares de São Pedro da Aldeia, como a BAeNSPA, o GAerNavMan, o CeIMSPA e o EsqdHA-1. (Fonte: Marinha do Brasil).
Nota RFA: Em 30 de março de 2021, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria que criou o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (EsqdQE-1) da Marinha do Brasil. A unidade será subordinada ao Comando da Força Aeronaval, com sede em São Pedro da Aldeia, e será equipada com o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado Boeing Insitu ScanEagle.
O ScanEagle é um veículo aéreo não tripulado (UAV) de pequeno porte, com 3,1 metros de envergadura, 1,5 metros de comprimento, 26 kg de peso máximo de decolagem, velocidade média de 50 nós (92 km/h), alcance aproximo de 100 km e autonomia de mais de 18 horas de voo. Está equipado com câmera eletro-óptica e/ou infravermelha estabilizada, sistema de comunicações, datalink criptografado, transponder mode C, entre outros. A versão naval adquirida pela Marinhado Brasil, inclui um lançador compacto para operações embarcadas, estação de controle para operador/piloto e um sistema de recuperação autônomo do tipo captura SkyHook.
@FFO