Drones RQ-4D da OTAN fornecem dados ISR valiosos para a Aliança. Desde o início de 2022, principalmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Força de Vigilância Terrestre da OTAN (NAGSF) conduziu inúmeras missões, acumulando centenas de horas de voo no flanco oriental europeu.
Operando em grandes altitudes sobre os países Aliados e em espaço aéreo internacional, os drones RQ-4D da NAGSF coletaram valiosos dados de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) que são usados para o planejamento de atividades de apoio à dissuasão e defesa dos países membros da OTAN.
Os dados ISR obtidos pelos RQ-4D da NAGSF são reunidos com de outras fontes para formar a consciência situacional da Aliança. Essa base de informações é trabalhada pelos técnicos de diversas nações na Base Operacional Principal da AGS, em Sigonella, na Itália.
“Os produtos finais são então distribuídos para todos os 31 países da OTAN e utilizados para a tomada de decisões sobre operações militares para proteger os nossos Aliados”, disse o Brigadeiro-General Christoph Pliet, Vice-Chefe de Operações do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado, Ramstein, na Alemanha, onde as operações RQ-4D são concentradas.
“A NAGSF é um excelente exemplo de sucesso de países membros que trabalham juntos para preservar a integridade do território Aliado. Continuaremos a explorar a nossa capacidade única e crítica para dissuadir os nossos adversários e defender a Aliança”, disse o Brigadeiro-General Andrew Clark, Comandante da NAGSF.
O NAGSF é um recurso que a OTAN utiliza para obter uma compreensão dos movimentos no ar, em terra ou no mar, o que permite o planejamento de operações eficazes. O NAGSF é o centro ISR da OTAN, realizando a coleta, processamento e a distribuição de dados, permitindo que os membros da Aliança possam se preparar e reagir adequadamente às mudanças no ambiente tático, operacional e estratégico.
Fonte: OTAN
@FFO