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Drones de Israel atacam navio de ajuda humanitária com apoio de C-130

3 de maio de 2025
Drones de Israel atacam navio de ajuda humanitária com apoio de C-130. O navio humanitário Conscience, operado pela FFC, teria sido atingido  do doa 2/05. Foto: via X.
Drones de Israel atacam navio de ajuda humanitária com apoio de C-130. O navio humanitário Conscience, operado pela FFC, teria sido atingido do doa 2/05. Foto: via X.

Drones de Israel atacam navio de ajuda humanitária com apoio de C-130. Um navio de ajuda humanitária com destino a Gaza sofreu danos em águas internacionais na costa de Malta, com a tripulação alegando ter sido um ataque de drones de Israel.

Embora muitos elementos ainda não tenham sido confirmados, dados de voo mostrando uma aeronave israelense Lockheed C-130H Hércules (Karnaf na IAF) da Israeli Air Force (IAF) voando baixo sobre a região pouco antes do ataque ao navio.

Danos a bordo do navio da FFC que foram teoricamente provocados por drones. Foto: Via X.
Danos a bordo do navio da FFC que foram teoricamente provocados por drones. Foto: Via X.

O navio humanitário Conscience, operado pela Coalizão da Flotilha da Liberdade (FFC — Freedom Flotilla Coalition’s), teria sido atingido nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (2/05). Ativistas a bordo alegaram ter sido um ataque de drones, com duas explosões fortes, incêndio interno e danos estruturais visíveis. Inicialmente descartado como um acidente ou falha mecânica, imagens posteriores mostrando buracos internos e danos causados ​​pelo fogo concentrado mudaram essa avaliação.

De acordo com relatos e avaliações, o Conscience teria sido atingido por dois projéteis de precisão por volta das 00h23, horário local, em 2 de maio de 2025. O primeiro atingiu o gerador do navio, causando incêndio e perda de propulsão. O segundo teria rompido o casco, deixando o navio em risco de naufrágio. Ambos os projéteis ocorreram a aproximadamente 17 milhas náuticas de Malta — claramente em águas internacionais e a aproximadamente 1.900 quilômetros da costa de Israel.

Fotos revelam chapas metálicas do navio curvadas para dentro e queimaduras localizadas — sinais consistentes com um impacto externo de um artefato explosivo ou incendiário. Não a devastação de uma área ampla, como em um ataque de míssil ou drone tradicional, mas algo menor, mais cirúrgico. Isso abre caminho para uma possibilidade diferente: um drone de ataque unidirecional, também conhecido como munição de espreita, destinado a causar danos pontuais e inutilizar o alvo.

Não houve feridos, mas a embarcação sofreu danos e incêndio, o que levou à intervenção de um rebocador e das Forças Armadas de Malta. No momento do incidente, figuras como Greta Thunberg e a Coronel aposentada do US Army, Mary Ann Wright, estavam em Malta, se preparando para embarcar na missão de ajuda que visava desafiar o bloqueio de Gaza por meio de protestos pacíficos.

A suspeita é que os drones tenham sido lançados por um C-130H 545 da IAF teria sido usado na operação. Foto: Mateo León/Jetphotos.
A suspeita é que os drones tenham sido lançados por um C-130H 545 da IAF teria sido usado na operação. Foto: Mateo León/Jetphotos.

É necessário cautela. Mas o ataque de ontem pode ter sido o primeiro uso real de combate de longo alcance de drones implantados a partir de uma aeronave militar tripulada.

A aeronave, um C-130H IAF 545, deixou Israel na quinta-feira e passou mais de três horas na FIR de Malta antes de retornar a Israel, de acordo com dados detalhados de rastreamento de voo publicados pela ADS-B Exchange.

O avião teria voado a uma altitude de 5.000 pés, realizando uma série de manobras acima de Hurd’s Bank, a mesma área onde o navio Conscience, emitiu um pedido de socorro após o relatar um ataque de drone na manhã de sexta-feira.

Dados dos sites de monotoramento de voo FR24 e abaixo RadarBox.
Dados dos sites de monotoramento de voo FR24 e abaixo RadarBox.
Dados dos sites de monotoramento de voo FR24 e abaixo RadarBox.
A trilha registrada pelo ADS-B Exchange.

Estes não seriam UAVs tradicionais. Efetores unidirecionais são drones descartáveis ​​de baixo custo que transportam pequenas cargas úteis projetadas para atingir um alvo e detonar. Eles se tornaram cada vez mais comuns na guerra assimétrica — especialmente no Mar Vermelho e na Ucrânia — mas até agora foram lançados de plataformas terrestres ou navios.

Se foi de fato um drone deste tipo o usado neste ataque, eles devem ter sido lançados localmente de uma pequena embarcação ou do ar. Dada a distância do navio de Israel (cerca de 1.900 km) é improvável terem sido lançados de terra. Então, só podem ter saído de uma plataforma marítima — uma navio ou do ar a partir de uma aeronave tripulada como o KC-130H da IAF. Provavelmente foram drones pequenos e de longo alcance.

Danos a bordo do navio da FFC que foram teoricamente provocados por drones. Foto: Via X.
Danos a bordo do navio da FFC que foram teoricamente provocados por drones. Foto: Via X.

Embora a presença do C-130 israelense e os padrões de danos sugiram um possível ataque de drones, outras explicações não podem ser descartadas. Falha mecânica, como uma falha elétrica a bordo ou vazamento de combustível, pode ser a causa do incêndio e das explosões, embora o revestimento metálico curvado para dentro incline-se contra isso.

Além disso, atores não estatais ou outros atores regionais com acesso a pequenos drones marítimos podem ter motivação e capacidade, dada a missão do navio com destino a Gaza. As autoridades maltesas, que prestaram assistência à embarcação avariada, não confirmaram publicamente o ataque de drones.

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