Drones canadenses para a Ucrânia. A empresa canadense Volatus Aerospace anunciou em 11 de abril que iniciou a entrega de sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR — intelligence, surveillance, and reconnaissance) a organizações humanitárias que entregará os drones para a Ucrânia. Em seu comunicado não foi informado qual modelo de drone, mas é provável que seja o Lemur S.
Segundo a Volatus Aerospace os drones estarão focados em três áreas de apoio à Ucrânia: suprimentos médicos, equipamentos militares não letais e assistência a pessoas deslocadas. Sob os termos dos acordos de fornecimento, a Volatus fez remessas iniciais para organizações humanitárias como Mriya Aid e a Second Front Ukraine Foundation. Esta última organização foi descrita pela Volatus como uma corporação canadense sem fins lucrativos que trabalha com parceiros em toda a América do Norte e na Ucrânia “para entregar os bens necessários para proteger a vida dos ucranianos diante da agressão russa”.
O acordo pode fornecer UAS adicionais para organizações ucranianas “preparada para cumprir os requisitos dos termos do acordo”. O CEO da Volatus, Glen Lynch, comentou: “Esta tecnologia fornece inteligência precisa em tempo real, reduzindo o risco para as pessoas que escolheram servir e auxiliar civis em risco significativo, como vídeos recentes destacaram.
O grupo oferece outras soluções de drones multi-rotor e de asa fixa típicas do mercado comercial. Entre eles estão os abaixo, que também podem ter sido ofertados as entidades atuando na Ucrânia.
@CAS