

Drone ucraniano atinge fábrica de aeronaves russa Beriev. Um drone kamikaze ucraniano atingiu a Beriev Aircraft Company, principal fábrica de aeronaves russa localizada em Taganrog, região de Rostov. A informação foi divulgada pelo site Militarnyi e confirmada pelas autoridades locais.
A prefeita de Taganrog, Svetlana Kambulova, confirmou que destroços de um veículo aéreo não tripulado atingiram a Beriev Aircraft Company, oficialmente conhecida como PJSC “Complexo Técnico-Científico de Aviação de Taganrog” (TANTK Beriev). De acordo com Kambulova, o incidente foi resultado da neutralização do drone pelas baterias das defesas aéreas russas.

“Um grupo móvel neutralizou o drone. Seus destroços caíram no território da TANTK Beriev”, informou a prefeita em nota oficial, acrescentando que “o incidente não deixou vítimas e que os serviços de emergência estão trabalhando no local.”
A narrativa russa de “queda de destroços” tem sido usada repetidamente pelas autoridades do país, mesmo em casos em que evidências fotográficas e de vídeos que confirmam um ataque direto de drones a alvos de alto valor.

A TANTK Beriev é uma importante instalação de aviação especializada no desenvolvimento, produção, modernização e reparo de aeronaves anfíbias e sistemas de aviação para fins especiais.
A fábrica também produz e mantém as aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle A-50 Mainstay, um componente essencial da rede de defesa aérea da Rússia. Além disso, a instalação presta serviços de revisão geral para plataformas de aviação da Marinha Russa e modernização de bombardeiros estratégicos Tu-95MSM.
A TANTK Beriev faz parte da grupo United Aircraft Corporation (UAC), que opera sob a Rostec, o conglomerado estatal de defesa da Rússia.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO