Drone Shark-M melhora capacidade de reconhecimento aéreo na Ucrânia. A Ukrspecsystems, fabricante ucraniana de drones militares, revelou recentemente o Shark-M, uma aeronave não tripulada projetada para realizar missões de reconhecimento profundo e atuar como retransmissor de sinais para drones de ataque.
Desenvolvido a partir do seu antecessor, o Shark-D, este novo modelo integra capacidades aprimoradas que incluem aumento significativo em resistência à interferência eletrônica e alta capacidade de operar em ambientes altamente conflagrados.
Medindo 3,4 metros de envergadura, o Shark-M tem alcance de comunicação estendido para até 180 km, mais que o dobro dos modelo anterior. Sua autonomia de sete horas de voo, alcançada graças as baterias com capacidade 170% maior, permitem operações prolongadas sob quaisquer condições de luminosidade e meteorologia.
Seu pod com uma câmera de 360 graus e sensores de alta precisão permitem que o Shark-M detecte alvos a uma distância de até 35 km durante o dia e 14 km à noite. Suas conexões padronizadas permitem a integração de múltiplas cargas eletro-ópticas giroestabilizadas, aumentando a flexibilidade operacional. A adição de um novo rádio muito mais mais potente que a versão anterior, melhora a resistência à guerra eletrônica, garantindo comunicações estáveis mesmo com a presença de interferência GNSS ou tentativas de interceptação de sinal.
O Shark-M foi projetado para melhorar a coordenação entre operações de reconhecimento e ataque. Além de coletar informações, ele serve como um retransmissor de sinais para drones de ataque, facilitando a comunicação de dados e melhorando a precisão das missões de ataque. Seu design compacto, combinado com um sistema de lançamento de catapulta, permite que ele seja implantado sem a necessidade de uma infraestrutura complexa. O sistema de pouso de paraquedas minimiza o risco de danos durante a recuperação. Um kit de extensão foi desenvolvido para posicionar a antena longe da tripulação, melhorando a segurança do operador.
Capaz de atingir uma altitude de 3.000 metros e uma velocidade de até 130 km/h, o Shark-M oferece resistência, resiliência e eficiência operacional. Seus sensores giroestabilizados garantem detecção precisa do alvo, enquanto a interface de 360 graus fornece cobertura completa do campo de batalha. Ao atuar como um retransmissor de sinal, ele permite a comunicação contínua entre unidades operacionais e drones de ataque, melhorando a coordenação da missão e reduzindo os tempos de resposta.
Outra característica fundamental do Shark-M é sua capacidade de operar continuamente por meio do modo “carrossel”, garantindo vigilância ininterrupta de áreas estratégicas ao alternar entre várias aeronaves. Uma estação de controle recentemente modernizada, que pode ser instalada em um veículo 4×4, permite o gerenciamento centralizado de todos os drones Ukrspecsystems a partir de uma única plataforma. Esta estação de controle inclui um terminal remoto, permitindo decolagem e pouso seguros, mesmo em ambientes de alto risco.
O Shark-M demonstrou seu desempenho inicial em solo em 2024. Sua relação custo-benefício é um fator-chave para sua implantação, com um aumento no custo de produção de aproximadamente 20%, compensado pela reutilização da infraestrutura terrestre e pela durabilidade do sistema. A Ukrspecsystems enfatiza uma abordagem pragmática, garantindo que a produção de drones permaneça alinhada às necessidades operacionais, ao mesmo tempo em que mantém um fornecimento constante de unidades disponíveis.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO