A agência de notícias russa RIA Novosti, divulgou que a nova aeronave de combate furtiva não tripulada (UCAV), o Sukhoi S-70 “Okhotnik” (Hunter), realizou novos testes de lançamentos de bombas não guiadas. Os voos foram realizados na região de Ashuluk, em local não divulgado, contra alvos simulados na superfície.
Os armamentos testados nessa fase foram bombas não guiadas de 500 kg, lançadas a partir dos compartimentos internos do S-70. Os testes com esse tipo de armamento foram concluídos com sucesso. A próxima etapa de avaliações acontecerá no segundo semestre, desta vez contra alvos aéreos usando mísseis ar-ar, disse uma fonte militar para a RIA Novosti. O portal de notícias, ainda destacou que o Okhotnik está equipado com um novo sistema de mira e navegação, o que torna possível o uso de bombas de queda livre com uma precisão muito próxima ao de uma arma guiada.
O S-70 “Okhotnik” foi desenvolvido pela Sukhoi Design Bureau para operar em conjunto com o caça de quinta geração stealth Su-57. Ele será usado em missões de penetração em cenários de conflitos altamente protegidos, desarticulando as defesas aéreas inimigas para posterior atuação dos caças Su-57. O drone stealth é capaz de realizar missões de forma autônoma contra alvos fixos ou móveis, podendo decolar com a missão previamente planejada, ou receber as coordenadas de novos alvos em voo.
Com formato de “asa voadora, o UCAV stealth Sukhoi S-70 “Okhotnik” voou pela primera vez em 03 de agosto de 2019. Ele é equipado com um motor turbofan Saturn AL-31F (o mesmo do caça Su-27), o que lhe confere uma velocidade próxima de 1 mil km/h e alcance aproximado de 6 mil quilômetros. Tem 14 metros de comprimento, 19 metros de envergadura, dois compartimentos internos para até duas toneladas de armamentos, e peso de decolagem de aproximadamente 20 toneladas. A previsão é que o S-70 esteja em serviço operacional nas Forças Aerospaciais da Rússia em 2024.
@FFO