Drone russo atinge Usina Nuclear de Chernobyl. Um ataque feito um drone russo atingiu o abrigo contra radiação sobre o reator danificado na usina nuclear de Chernobyl, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
O incidente, que ocorreu durante a noite, teve como alvo o abrigo da antiga quarta unidade de energia destruída, provocando um incêndio que já foi extinto. Zelensky observou que, até a manhã de sexta-feira, não houve aumento nos níveis de radiação na usina, e a Rússia ainda não comentou o ataque.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que sua equipe no local de Chernobyl ouviu uma explosão por volta de 01h50 da noite de 13 para 14 de fevereiro, vinda do teto do Novo Confinamento Seguro, que cobre o reator 4 da antiga usina nuclear de Chernobyl.
“Durante a noite de 13–14 de fevereiro, por volta de 01:50, a equipe da AIEA no local de Chornobyl ouviu uma explosão vinda do New Safe Confinement, que protege os restos do reator 4 da antiga Chornobyl NPP, causando um incêndio. Eles foram informados de que um UAV atingiu o teto do NSC.”
A agência foi informada de que um UAV atingiu o teto do NSC, solicitando uma resposta imediata do pessoal de segurança contra incêndio e veículos. Nenhuma vítima foi relatada, acrescentou a AIEA.
O incidente levantou preocupações sobre a segurança do local de Chernobyl, um símbolo de desastre nuclear e uma área ainda sob rigoroso escrutínio internacional. Tanto as autoridades ucranianas quanto a AIEA dizem que continuarão monitorando a situação de perto, garantindo que qualquer potencial escalada não comprometa a estabilidade de longo prazo do local.
@CAS