Drone naval turco Bayraktar TB3 realizou primeiro teste de decolagem. O Bayraktar TB3, mais novo drone militar turco, realizou com sucesso, no último dia 20 de outubro, o primeiro teste de decolagem e pouso. Produzido pela Baykar Defense, o TB3 foi desenvolvido para operações navais embarcadas a partir de porta-aviões e navios de assalto anfíbio da Marinha.
De acordo com anunciado pelo fabricante, o TB3 concluiu com sucesso a sua primeira decolagem e pouso completos, após passar por testes em solo, incluindo corridas pré-decolagem. Especialmente pensado para operar no TCG Anadolu, o novo navio de assalto anfíbio da Marinha Turca, é natural que a partir de agora o TB3 avance nos testes de voo com vistas ao primeiro pouso embarcado.
Como característica de uma aeronave que opera embarcada, o Bayraktar TB3 possui um sistema de dobragem das suas longas asas (cuja envergadura é de 14 metros), para ocupar menos espaço no navio. Equipado com novo motor turco TEI PD170 mais potente (172 hp), o TB3 tem capacidade aprimorada para efetuar pousos e decolagens curtos.
Desenvolvido a partir da versão convencional Bayraktar TB2, o novo drone tem um peso máximo de decolagem de 1.450 kg e capacidade para até 280 kg de carga útil, que pode variar entre armamentos e sensores de guerra eletrônica.
Segundo dados oficiais, do Grupo Aéreo Embarcado do TCG Anadolu deverá ser composto por Esquadrões de Bayraktar TB3, bem como de futuros drones a jato em desenvolvimento Bayraktar Kizilelma.
@FFO