Drone de reconhecimento XRQ-73 dos EUA utilizará propulsão híbrida. A DARPA, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa do governo dos Estados Unidos, divulgou recentemente que o seu novo drone de reconhecimento com design de asa voadora será designado XRQ-73. A aeronave do tipo “X-plane” será impulsionada com propulsão híbrida extra silenciosa, informou a Agência.
O projeto do XRQ-73, também conhecido pelo acrônimo SHEPARD (Series Hybrid Electric Propulsion AiR Demonstration) faz parte do programa X-prime da DARPA. O desenvolvimento do drone, que será impulsionado por um sistema híbrido que converte combustível fóssil em energia elétrica, é liderado pela Northrop Grumman, e envolve além de outros parceiros, a sua subsidiária Scaled Composites.
Operando com pouco combustível embarcado, o peso do XRQ-73 é de aproximadamente 1.250 libras, sendo classificado como um sistema aéreo não tripulado (UAS) do “Grupo 3”, ficando pouco abaixo do limite dessa categoria, limitada entre 55 e 1.320 libras. Esse Grupo também se caracteriza por voar abaixo de 18.000 pés e entre 100 e 250 nós de velocidade.
A maioria dos detalhes do programa SHEPARD permanece confidencial, mas sabe-se que a abordagem de potência híbrida foi escolhida para eliminar o ruído e assinatura térmica, mantendo as características furtivas do UAS.
O novo UAS X-plane deveria ter realizado seu voo inaugural em 2023, mas DARPA não informou o motivo do atraso no cronograma. A previsão é que o XRQ-73 voe ainda neste ano de 2024.
@FFO