• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Drone de combate turco Kizielma avança para produção em série

17 de junho de 2023
Drone de combate turco Kizielma avança para produção em série. Protótipo do Kizielma voa ao lado do F-16C do SoloTürk (Foto: Baykar).
Drone de combate turco Kizielma avança para produção em série. Protótipo do Kizielma voa ao lado do F-16C do SoloTürk sobre Istambul (Foto: Baykar).

Drone de combate turco Kizielma avança para produção em série. O Bayraktar Kızılelma, a primeira aeronave de combate não tripulada (UCAV) desenvolvida pela fabricante turca Baykar Technologies, deverá entrar na produção em série no próximo ano. A expectativa chega após o anúncio de mais um voo de testes bem sucedido, celebrado por Selçuk Bayraktar, Presidente do Conselho de Administração, nas suas redes sociais.

O Kızılelma foi apresentado pela primeira vez em junho do ano passado, com o voo inaugural realizado cerca de seis meses depois, em 14 de dezembro de 2022. Desde então, foram construídos dois protótipos que são usados nos testes em solo e nos diversos voos de avaliação. A meta é o início da produção em série no ano que vem e, em 2025 iniciar os testes embarcado no TCG Anadolu, o maior navio de guerra da Marinha da Turquia.

Ao longo do último mês de abril a campanha de testes de sistemas foi intensificada, culminando com avaliações em voo que, segundo a fabricante, foram concluídos com sucesso.

Na feira Tecnofest, realizada recentemente em Istambul, um protótipo do Kizielma participou de voos de formatura ao lado dos jatos tripulados NF-5A/B da Esquadrilha “Turkish Stars” e do F-16C da equipe acrobática “SoloTürk”.

pic.twitter.com/PTgh1iPWrD

— ali Bozdağ (@alibozdag5532) June 1, 2023

O UCAV Kizilelma é um monomotor que poderá alcançar velocidades próximas de 800 km/h, voando a uma altitude máxima de 10.500 metros (35 mil pés), com uma autonomia de cinco horas de voo e um raio de ação de 900 quilômetros. O drone terá um peso máximo de decolagem de 5.550 kg, incluindo cerca de 1.500 kg de carga útil (armamentos e sensores). Terá capacidade de pousar e decolar de navios de ataque anfíbio equipados com pequenas pistas, como o TCG Anadolu.

Seus compartimentos internos para armamentos, e design com seção transversal e baixa assinatura radar, deixará o Kizilelma com características furtivas. Aliado a isso, a aeronave terá um radar AESA embarcado, que fornecerá aos operadores alta consciência situacional.

Através da Baykar Co, a Turquia se tornou um dos poucos países que dominam amplamente o desenvolvimento de veículos aéreos de combate não tripulados. A empresa produz o drone de sucesso Bayraktar TB2, amplamente utilizado com sucesso em combates na guerra da Ucrânia, e mais o recente modelo, o Akinci que vemos no vídeo filmando o Kizilelma, entre outros.

Siga-nos no Twitter e Facebook

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login